x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 925

Estoque em poder de um terceiro

Daniel Carlini

Daniel Carlini

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Negócios
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 11:52

Caros, boa tarde.

Preciso de uma ajuda sobre a criação de um estoque que vá ficar em poder de um terceiro.

A empresa na qual trabalho contrata empreiteiras para execução de serviços. No entanto, a gestão do estoque dos insumos e equipamentos necessários para a obra não é feita de forma organizada e estruturada.

Assim sendo, queria pedir uma ajuda sobre melhores práticas contábeis para a criação de um estoque em cada um dos canteiros de obras a ser administrado pela empreiteira contratada.

Gostaria de saber:

1) Como funciona a parte contábil desse procedimento?
2) Há algum procedimento pré-normatizado que rege essa prática?
3) Há algum material que vocês me indiquem para que eu possa ler sobre o assunto.

Muito obrigado,

Gabriel Esteves

Gabriel Esteves

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Controladoria
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 21:41

Boa noite Sr. Daniel,
Resumidamente em resposta a sua pergunta, temos 2 tópicos de discussão, a parte legal e a parte gerencial.
Quanto a parte legal, apenas a NPC 2 diz sobre os estoques de terceiros, mas mesmo assim, só cita não traz tratamento,
disso podemos conceituar que as boas práticas contabeis devem nortear o controle de tais.
Uma vez que a Contabilidade precisa evidenciar a disposiçao dos estoques, teremos estoque teu, teu e em poder de 3º, e de 3º em seu poder.
Por fim, entramos na questão gerencial, que vinculada às boas praticas contábeis, darão tratamento a tal, em minha empresa, temos controles
de estoque, onde controlamos por LOCAL DE ESTOQUE, a propriedade e posse do item.
Pode ser feito perfeitamente, mas deve se tomar cuidado pois tais registros contábeis devem refletir nas obrigações acessórias prestadas ao fisco, tal como o SPED que indica a propriedade do item, SEU ou de TERCEIROS.

Espero ter ajudado.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.