x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.089

Venda de Terreno

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 14:42

Boa Tarde colegas do Fórum,

A empresa em qual trabalho vendeu um terreno por R$ 100.000,00 pois o mesmo ja não seria usado em um projeto que tinhamos em mente.

Quando fui dar baixa no ativo após a venda e a passagem da escritura, percebi que o terreno não estava lançado na contabilidade, acredito que por se tratar de uma escritura antiga , datada de 2001, e na época não foi lançada,

Minha duvida é a seguinte,

O único procedimento que me veio a mente é o de lançar o valor total da venda como ganho de capital, sem dar baixa no ativo imobilizado, tributar integralmente esta venda, e demonstrar em notas explicativas,

É correto fazer isso?

Pode haver algum problema futuro de fiscalização ja que a empresa não possui este terreno no seu balanço?

Há outro procedimento que possa ser feito?

Obs1 : as duas escrituras, tanto de compra e venda estão no nome da empresa
OBS 2 Empresa Lucro real

Att,

Vinícius

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 09:01

Bom dia meu caro amigo,

Terreno e um imobilizado, tem que fazer de acordo como a lei manda, se o mesmo estava como imobilizado quando se vende tem que fazer a baixa do imobilizado:


D – Caixa R$ 50.000,00

D – Contas a Receber R$ 150.000,00

C – Venda de Imobilizado R$ 200.000,00



A contabilização da baixa será:



D – Baixa do Imobilizado

C – Terrenos R$ 110.000,00


ATT,
JOAO

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 09:40

Bom dia João

Este é o procedimento quando o ativo esta registrado no balanço da empresa não tenho duvida quanto a isso.

Meu problema é que este ativo não esta registrado em nenhuma conta contábil e pertencia a empresa

Não há baixa no ativo, pois contabilmente o ativo não existe para empresa

Att,

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 10:33

Bom dia,

Eu contabilizaria o terreno através da escritura de compra neste momento informando no lançamento que o mesmo não estava contabilizado anteriormente e, posteriormente realizaria a baixa verificando se houve ou não ganho de capital e tributaria.

Observar que terás que analisar como foi pago o mesmo e porque não foi contabilizado essa saída na época.

Caso o dinheiro tenha saída da conta dos sócios realizar a contabilização contra a conta dos mesmos.

Como terreno não deprecia provavelmente houve ganho e tributaria o mesmo.

O motivo da contabilização agora é pelo fato de como irá explicar essa venda sem o mesmo não estar lançado na contabilidade.

Um abraço,

André Sanches

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.