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Como comprovar retirada de pró-labore

Juliano Nunes

Juliano Nunes

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 23:33

Fiquei com minha empresa paralisada por 8 meses (sem emitir NFs) até que resolvi dar baixa. Minha contabilidade me enviou este mês o demonstrativo para declaração do IRPF mencionando que fiz retirada de pró-labore nestes 8 meses, o que não é verdade, já que a empresa não tinha receita.

Tem como corrigir isso para que não afete minha declaração do IRPF e consequentemente minha restituição?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 07:14

Bom dia Jiuliano!

Veja com seu contador o motivo porque que ele fez a DIRF com retiradas suas, se a empresa não tinha movimento conforme você falou....

Caso o mesmo esteja errado, ele tem que Retificar a DIRF, caso contrário vai dar problema sim na sua declaração.


Sds

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Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 07:43

Essa retificação poderá ser feita, observe ainda se, mesmo não ter estado em funcionamento, se houve informação de GFIP com informações do pró-labore, bem como se houve pagamento das GPS referente o período de inatividade.

Skype termy.ferreira
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 16:15

Não tem custo para retificar não, mas conforme nosso colega Termy bem citou, se ele informou a SEFIP. . se o fez, será necessário ver se foi recolhido o INSS e o IRFF (caso incida)....
Se não foram feitas as SEFIP, então será apenas necessário retificar a DIRF. .. Caso tenham sido feitas, verificar se foram recolhidos os impostos que citei..
Não tendo sido recolhido imposto nenhum, o seu contador poderá retificar as SEFIPS indevidas (mas isso poderá trazer problemas futuros para você), informando sem movimento.

Complicado isso... fale com seu contador primeiro e veja as situações que mencionei.. e poste novamente..


Sds

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Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 17:15

Ola Juliano,

Pelo meu ver, foi falta de vc comunicar ao seu contador a inatividade da empresa, pois não emitir NF não caracteriza inatividade. Se a empresa tinha caixa/banco suficiente para pagamento do pro-labore isso foi feito corretamente.]

att

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Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 17:54

Somente conversando com seu contador.

Agora quando sua empresa ficou inativa você informou para ele? Quando estava pagando os honorários a ele você chegou a informar a ele sobre o fato?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Juliano Nunes

Juliano Nunes

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 14:55

Não recordo quando exatamente informei a contabilidade, mas não estou criticando ou querendo o dinheiro dos honorários de volta.

Trabalhei como PJ sem ter funcionários, no SIMPLES, e pelo que sei o INSS era pago normalmente.


Obrigado pelas respostas.

UPDATE


Eduardo,

O contador me informou que houve pagamento do INSS nos meses que eu gostaria de fazer a retificação. Será que ainda tem como? E sobre os problemas que você citou, quais seriam?

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