x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 832

Receita/Faturamento

ADALBERTO CARLOS MENEZES

Adalberto Carlos Menezes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sábado | 21 março 2015 | 11:13

Prezados, bom dia..

Gostaria de esclarecer sobre o seguinte:
É aconselhável considerar receita/faturamento valores que ainda não foi emitida Nota Fiscal de Serviços?
Exemplo presto serviço hoje, envio ao meu cliente relatórios dos serviços prestados e no mes seguinte
ele me solicita a Nota Fiscal eletronica e me paga.
Por ser NFe automaticamente o ISS será gerado no mes da emissão da NFe, que servirá também como
base para PIS e COFINS.
Lembro que são serviços hospitalares e é o convenio médico que solicita a nota no mes seguinte.

Alex Arantes

Alex Arantes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 22 março 2015 | 21:01

Adalberto, boa noite!

O CPC 30 fala do reconhecimento das receitas. O interessante que neste CPC diz:

A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas
as seguintes condições:

(a) a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos
inerentes à propriedade dos bens;
(b) a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau
normalmente associado à propriedade e tampouco efetivo controle sobre tais bens;
(c) o valor da receita possa ser mensurado com confiabilidade;
(d) for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade;
e
(e) as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser
mensuradas com confiabilidade.

Sugiro a leitura deste CPC.

Um grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.