x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.661

Distribuição de Lucros

Renan Alves Pereira

Renan Alves Pereira

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 18:38

Boa noite pessoal,

Quanto a distribuição de lucros de uma empresa tributada pelo regime Simples Nacional, ela teve no ano de 2013 um lucro de 80.802,27. o Caixa desta empresa em 31/12/2014 é de 6.593,06. Posso realizar a distribuição de lucros em 31/12/2014 relativo a lucros do ano anterior a 2014?? Qual o valor máximo que posso distribuir? Existe uma tabela que define o minimo e máximo que posso distribuir?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 18:46

Renan;

Para distribuição de lucros, existem duas situações;

Ter lucros no período e ter saldo em caixa para suportar a distribuição de lucros.

A distribuição de lucros, para dizer mais popularmente falando, é dinheiro que sai do caixa e vai para o sócio da empresa, portanto não pode ser distribuído um valor maior do que o caixa suporte, mesmo tendo lucro em quantidade maior do que o saldo no caixa.

Portanto preste atenção na distribuição, lembre-se que sempre é bom deixar um saldo em caixa para o exercício seguinte, a fim de não ´´estourar`` o caixa.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Renan Alves Pereira

Renan Alves Pereira

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 20:28

Sim eu intendi, mais eu posso distribuir o lucro em 31/12?? Existe um valor minimo e mixamo para distribuição? o lucro dos socios devera ser proporcional a suas participações no capital social? ? como faço o calculo para cada socio? exemplo: lucro da empresa: 100.000,00 socio A - Participacao no capital social 90%..............socio B - Participacao capital social: 10%.........

LEONARDO

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 22:10

Meu entendimento é o seguinte.
Se a empresa tiver contabilidade regular dentro do IFRS vc
Destribui o lucro q possuir, respeitando claro, o caixa e equivalente de caixa.
Caso contrário, mesmo com contabilidade regular, nao respeitando o IFRs
Distribui base de calculo (-) imposto.
Entendo asim
Abraço

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 09:31

Renan,

Você pode distribuir o valor total do lucro, desde que o caixa suporte.

Cada sócio recebe a distribuição de acordo com a porcentagem que ele possui no capital social.

Sócio que tem 90% do capital, basta pegar o lucro a distribuir e multiplicar por 90%.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.