x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.804

Receita de Juros sobre Venda de Imóveis

Enio Stefane

Enio Stefane

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 11:05

Bom dia, estou com dúvida sobre a contabilização das receitas de juros sobre venda de imóveis. Esses valores estão embutidos nas parcelas mensais nas vendas de terrenos a prazo, financiamento próprio, taxa de 0,50% ao mês. Segue abaixo os questionamentos:

1) Poderá ser contabilizado juntamente com a Receita de Venda dos Imóveis? Ou...

2) Terá que ser contabilizado numa conta de Receita de Juros no mesmo Grupo das Receitas de Vendas dos Imóveis? Ou...

3) Terá que ser contabilizado como Outras Receitas, Receitas Financeiras: Variação Monetária Ativa ou Receita de Juros?

Grato!

João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 15:31

Boa tarde Enio Stefane Alves de Freitas,

Não sei vou poder te ajudar, mas vamos lá.

Trabalho no ramo de incorporação imobiliária e fazemos o seguinte.

- Até a entrega das chaves, as parcelas são atualizadas pelo INCC-Índice Nacional da Construção Civil, a receita de juros referente a essas parcelas tributamos e reconhecemos como Receita de Venda de Imóveis;

- Após a entrega das chaves, as parcelas são atualizamos pela TP - Tabela Price, então reconhecemos esse tipo de recebimento como Receita Financeira(Receita de Juros).

Todas essas operações estão em uma instrução normativa da RFB. Assim que eu encontrar irei postar para você.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
João Paulo Guedes.

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.