x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.995

Saldo negativo

Marcos Antonio da Silva

Marcos Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 18:09

Boa tarde a todos,
Recebi um novo client enquadrado no simples Me e me surgiu uma dúvida.
O contador anterior não fez os livros caixa dos anos anteriores e no ano de 2014 ele teve poucas despesas inclusive retirada de pro-labore, sendo que a receita ficou abaixo das despesas. Dúvida, como a empresa ficou com saldo negativo em 2014 e em 2015 continua, o mesmo pode retirar pro-labore no período de 2015?

abs.

Flávio Quirino do Nascimento

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 18:38

Boa noite Marcos Antônio

Pró-labore é um passivo que a empresa deve aos sócios mensalmente. Independente do resultado da empresa é uma obrigação para com os sócios, é o salário deste de acordo com a continuidade do negócio. O que a empresa não tem condições legais de fazer é a distribuição de lucros aos sócios, pelo fato do resultado do período anterior ter sido negativo. Mas, se mesmo assim o sócio quiser fazer a retirada, terá que ser por antecipação de lucros; algo não muito indicado se a empresa estiver com histórico de prejuízo em anos anteriores.

Espero ter ajudado


att.,

Flávio

Marcos Antonio da Silva

Marcos Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 10:46

Bom dia Flávio,
Muito esclarecedor sua resposta, ajudou muito,
Ainda sobre o Prô-labore, já que está sem caixa e não há reservas de lucro, nos meses que não tenha receita, o proprietário para não ficar sem contribuir naquele mês, o mesmo pode recolher a contribuição do inss com o código 1007, nos meses que não tenha receita, já que o mesmo tem rendimento de aluguel.
desde já, agradeço a atenção.


abs.
Marcos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.