x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.411

Erro na provisão do INSS sobre Ferias

ADRIANO NECO

Adriano Neco

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 11:59

Bom dia,

Caros amigos, estava fazendo os lançamentos contábeis, e identifiquei um erro na conta de provisão do INSS sobre Ferias (obs: a empresa e do lucro presumido) observei que o valor que esta na conta, não tem nada a ver com o valor a ser provisionado, detalhe o valor que veio do balanço do ano de 2013, e estou precisando fechar o balanço de 2014, MINHA DUVIDA, como faço para ajustar o valor que esta nesta conta para deixar só o valor do saldo de 2014 para 2015.

Como devo fazer os lançamento:
D- ?
C-?

Desde já agradeço pela atenção de quem poder me ajudar.

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 15:49

Adriano, boa tarde!

Na constituição dessa provisão de INSS sobre férias em 2013 foi feito esse lançamento:

D- INSS (Conta de resultado)
C- Provisão de INSS sobre férias (Passivo)

Então, se você apurou um valor irregular nessa provisão de INSS de 2013 deve fazer um ajuste na conta de Lucros Acumulados ou de Prejuízos Acumulados da empresa, pois esse valor errado está computado na apuração do lucro/prejuízo daquele ano.

Quanto ao lançamento contábil, se o ajuste a ser feito irá aumentar a provisão de INSS sobre férias, faz assim:

D- Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados (Conta do Patrimônio Líquido)
C- Provisão de INSS sobre férias (Passivo)

Se o ajuste for diminuir a conta:

D- Provisão de INSS sobre férias (Passivo)
C- Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados (Conta do Patrimônio Líquido)

Espero ter ajudado.

Cristiano Dela Vedova

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.