x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 10.682

Custo ou Despesas

Visitante não registrado

há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 15:57

Boa tarde. Estou elaborando uma folha de pagamento de uma industria. Sei que vai ser custo aqueles funcionarios que estao envolvidos diretamente com a fabricaçao do produto. E que vai ser despesas o pessoal da administraçao. O que acontece é que na industria possui uma secretaria, supervisores, e outros. Minha duvida é que como eles nao estao envolvidos diretamente com a fabricaçao do produto, mas estao na fabrica, vou colocar eles como custos ou despesas?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 16:13

Kleber, boa tarde.

Consideram-se custos diretos, aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou àquele produto(como voce mesmo disse "Sei que vai ser custo aqueles funcionarios que estao envolvidos diretamente com a fabricaçao do produto") , pois há como mensurar(medir) quanto pertence a cada um, de forma objetiva e direta. É o caso, por exemplo, das matérias-primas, das embalagens, da mão-de-obra direta (se de fato há verificação e medição de quanto se está gastando em cada produto), dos serviços executados por terceiros, da energia elétrica consumida (quando há medidores que identificam quanto se está consumindo em cada item) etc. Esses custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem dúvidas quanto a serem deste ou daquele item que está sendo produzido.

Os custos indiretos, por sua vez, também chamados de gastos gerais de fabricação, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que, para serem apropriados aos produtos, nos obrigam ao uso de rateios. Estes são artifícios que usamos para distribuir os custos que não conseguimos ver com objetividade e segurança a que produtos se referem.(o maior dilema da contabilidade de custos são os ditos "rateios")

Com base neles, estimamos, por exemplo, o quanto dos encargos de depreciação, dos gastos com o pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, da energia elétrica (quando não há medidores específicos para a medição da energia consumida no processo industrial e nos demais departamentos da empresa) é consumida por item fabricado.

Existem muitos custos que poderiam ser mensurados e identificados com cada produto, mas que, por sua irrelevância, pela dificuldade de fazer a medição ou, ainda, pelo quanto se gastaria para fazer todo o controle, acabam sendo considerados como indiretos e, por isso, rateados. É o caso do consumo de alguns materiais, como brocas, serras, produtos químicos, ou então a energia elétrica, entre outros.

Às vezes até o custo com o pessoal direto da produção (que está de fato produzindo cada item) acaba, ou por ser de pequena monta em relação aos custos totais, ou em virtude da desorganização da empresa, por ser rateado em vez de medido, fazendo com que se transfira esse tipo de custo do grupo dos diretos para o dos indiretos. Neste caso, fica claro que isso reduz a confiabilidade dos valores obtidos como custo final de fabricação de cada bem.

Caso haja alguma dúvida, volte a postar.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 16:27

Em suma Kleber, acredito que a grande dúvida perdura em razão de estarmos tratando da contabilidade financeira dessa indústria em questão.

Esses gastos com salários desses funcionários, supervisores dentre outros, que é fixo e que não pode ser associado a um produto especificamente, deverão ser classificados como custos indiretos.

Mas na contabilidade financeira, na contabilização desses gastos, pouco importa essa classificação entre o que for direto ou indireto. Você irá registrar os valores todos como custos, apurando-os contra o resultado da empresa para efeito de elaboração da DRE.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade