x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.574

Processo de contabilização de custos de arroz beneficiado

MARCIA SALES

Marcia Sales

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 14:48

Sobre o Calculo de decomposição de arroz que gera 5 sub produtos - ARROZ LIMPO, FARELO, 3/4, CASCA DE ARROZ e utilizando o rateio proporcional pelo seu rendimento teria, 63%, 12%, 6%, 1% e 16%, respectivamente, ou seja de 10.000 de arroz em casca apenas 6.300kg efetivamente vou aproveitar para fazer o arroz, denominado ARROZ LIMPO. pois existe uma premissa que poderia ser atribuído os custos apenas de ARROZ LIMPO a forma de 1,63%, justamente para cada 1 inteiro de arroz em casca, somasse mais o 63% de fato ao que se renderia para precificação esta correto, mas de modo contábil podemos ter distorção ao modo de se registrar. Se atribuir dessa forma, o custo será maior do que o proporcional real, gerando uma distorção no resultado da empresa no DRE vai ser apesentado prejuízo? existe embasamento legal para isso?

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 11:58

Bom dia, Marcia Sales!

Relativamente a contabilização de estoques conforme orientado na norma quando de produtos agrícola colhido de ativos biológicos da entidade será mensurado ao valor justo, menos a despesa de venda, no momento da colheita.
No entanto o valor atribuído representa o custo, no momento da aplicação da NBC TG 16 (Estoques) aprovado pela Resolução CFC nº 1.170/2009.
Conforme previsto na Resolução CFC nº 1.186/2009 estabelece o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas.

PRODUTO AGRÍCOLA COLHIDO PROVENIENTE DE ATIVO BIOLÓGICO
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, os estoques que compreendam o produto agrícola que a entidade tenha colhido, proveniente dos seus ativos biológicos, devem ser mensurados no reconhecimento inicial pelo seu valor justo deduzido dos gastos estimados no ponto de venda no momento da colheita. Esse é o custo dos estoques naquela data para aplicação deste Pronunciamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.