x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 529

Conta Veiculos Equivocada- como ajustar?!

Karina Marschall Kraemer

Karina Marschall Kraemer

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 12:46

Boa tarde,

Estou com um grande problema na conta veículos. Há anos que vem esse problema. Pelo que foi falado pelo antigo contador, a empresa não enviava as notas das aquisições desses veiculos, ou mandavam o contrato e ele "achava" ser o valor do contrato o mesmo valor do veiculo. Solicitei a empresa relação da frota que hoje consta em seu quadro, e vi que muitos destes não foram lançados na contabilidade, e se sim, os valores não conferem. A empresa mandou no relatório com o valor que os veiculos valeriam hoje. Agora lhes questiono: como posso ajustar essa conta?! Pois ela esta completamente equivocada.
Desde ja agradeço a atenção
Abraço

Gabriel Esteves

Gabriel Esteves

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Controladoria
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 13:37

Boa tarde,

Srta. Karina, não sei se entendi direito .. não vou entrar em detalhes de base legal,
mas recentemente a Receita Federal publicou por meio de resposta a consulta que depreciações não tomadas no passado, não podem ser resgatadas atualmente.
Esse é um ponto.

Em relação ao outro ponto que é a valorização desses veículos, o CPC 27 pode te ajudar.
Mas em principio o valor do Ativo Imobilizado com seus complementos, ou seja, gastos para instalação, frete. etc. etc., é determinado pelo custo histórico, ou seja, NF, CONTRATO, etc.
Se no decorrer do tempo esse ativo se valorizar alem da conta, onde o valor contábil fique muito distante do valor de mercado é possivel proceder com a revalorização patrimonial, para isso será necessário, laudo de técnico, etc. Assim terá em sua demonstração contábil um valor justo de ativo.
Já quanto as depreciações do passado com base nesse novo valor, não são passíveis de recuperação, somente as futuras.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.