x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.521

Falta de Zeramento dos Saldos das contas de despesa/receita

PATRÍCIA MARTINS

Patrícia Martins

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 13:51

Boa tarde!!

Me deparei com uma nova situação que não sei como posso fazer para resolver.
Estou encerrando os lançamentos de 2014 de um cliente para poder emitir os Livros Fiscais e me deparei com uma situação inusitada.
O Livro de 2013 foi impresso e registrado na Junta sem o zeramento dos saldos contábeis do DRE.

Agora não sei o que faço, posso efetuar os zeramentos com data de 01.01.2014??

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 11:18

oi, o ideal seria é fazer o "zeramento" (encerramento das contas de resultado) em 31/12/2013, p/então depois fazer-se a remissão dos livros p/ posterior registro nos orgaos.
é bom contactar o suporte técnico do sistema contábil talvez eles poderão lhe passar uma solução mais prática; como não conheço o sistema que vc utiliza não entendo porque o softwares ja não fez automáticos esse zeramento, pois os sistemas ja operei so me permitiam mudar de exercício contábil depois que ja tivesse feito o encerramento p/fins de emissão de balanço patrimonial e da dre.

bom trabalho! :-)

PATRÍCIA MARTINS

Patrícia Martins

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 11:37

Bom dia Telmo!!

Obrigada por sua colaboração.
Infelizmente, agora que o livro já esta registrado na junta, não posso mais efetuar quaisquer lançamento que sejam com data retroativa.
Nossa assessoria Contábil me orientou em fazer os lançamentos de zeramento no dia 02.04.2014, como Ajustes de Contas e constar as informações relativas a estes lançamentos em Nota Explicativa.

Novamente, agradeço seu parecer.

Patrícia.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 20:49

Patricia,

eu faria isto, logo na proxima data abriria uma conta com nome de Ajustes de Exercicio anteriores,
logo abaixo da conta Lucros Acumulados e prejuizos acumulados o saldo desta conta faria a transferencia para a conta de lucros ou prejuizo conforme for.....

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.