Oliver Alves de Lima
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade Pessoal, boa noite,
Sou formado em Economia pela UFPE e atualmente estou no segundo ano de graduação em Contabilidade, também pela UFPE. Apesar de não formado, tenho um bom conhecimento teórico de contabilidade.
Em uma aula recente na faculdade, a professora tentou me convencer de que no Circulante (ativo e passivo) registramos todos os compromissos vincendos até o final do exercício fiscal seguinte , isto é, que se encerra em 31/12 do ano seguinte. Sob esta ótica, teríamos um circulante composto de 23 a 12 parcelas, em janeiro e dezembro do ano corrente respectivamente.
Na empresa em que trabalho, já conduzi 4 anos de auditoria com Big 4, sendo 3 anos com a PWC e 4 anos com a Deloitte, e temos balancetes mensais. Ainda, durante minha experiência na companhia, conduzimos a aquisição de 3 companhias que se deram no meio do exercício e, em todas as situações, o circulante é composto por 12 meses seguintes à data da publicação.
De fato, faz todo sentido, pelo próprio conceito de "comparabilidade" que as demonstrações devem ter, não faz sentido algum termos um balanço em que o circulante varia de 23 a 12 meses. Conversando com meu chefe, CFO da companhia e com um histórico profissional impecável (trabalhou no JP Morgan, inclusive), a classificação de 23 a 12 meses é um conceito antigo e que mudou com a mudança das normas contabeis em 2009 para padronização com as normas internacionais. Veja que, para um usuário externo, ter um circulante que varia de 23 a 12 meses afeta totalmente os índices de liquidez da companhia e fazem com que as demonstrações não demonstrem mais a mutação do passível de curto prazo da companhia, a informação passa a ser uma informação irrelevante e o usuário externo termina por ter de observar o comportamento de circulante + não circulante.
Assim, gostaria que vocês me auxiliassem na interpretação deste tema. Com base em minha experiência, e por acompanhar empresas listadas e seus reports trimestrais, tenho plena convicção que o circulante é registrado com base nos 12 meses seguintes à data do balanço.
Desde já agradeço e entendo que este tópico trará uma nova forma de trabalhar para muitos contadores que ainda não se lançaram no mercado de trabalho.