x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 75.200

Contabilização Matriz e Filial

Lorena Pereira

Lorena Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 12:43

Boa tarde!
Faço a contabilidade de uma empresa matriz e que tem a filial. Faço a contabilidade separadamente. Porém, gostaria de saber se no final do ano, ao fechar o balanço, devo analisar cada conta no razão individual entre a matriz e filial, ou devo consolidar? Analisar as duas juntas, representando matriz e filial como uma empresa só?
Outra duvida também, é se a receita do faturamento que entra na filial pode ser usado para quitar despesas da matriz?

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 15:22

Boa tarde.
A consolidação das informações entre matriz e filiais deve ser feita para apresentação das demonstrações contábeis.

Para fins de análise e conciliação, eu acredito que conciliar filial por filial seja o mais correto, tendo em vista que fica mais fácil você encontrar algum problema analisando uma conta contábil da filial do que emitir um razão do movimento consolidado.

Após fazer essa conferência filial por filial, dai você pode fazer uma verificação geral emitindo um balancete consolidado.

Referente à utilização da receita da filial para quitar despesas da matriz não tem problema algum em ser feito, desde que você faça a transferência desses saldos para a conta da matriz. O que não pode e já vi muitos casos, é o contador, por exemplo, lançar uma nota fiscal de compra a prazo na matriz e fazer o pagamento na filial sem transferir os valores. No razão e balancete consolidado fica tudo perfeito, mas quando é emitido um balancete somente da filial ficará faltando o lançamento dessa nota que está na matriz. E o mesmo acontece no balancete da matriz, pois não aparecerá o pagamento realizado na contabilidade da filial.

Espero que tenha compreendido, qualquer coisa pergunte!

Cristiano Dela Vedova

Lorena Pereira

Lorena Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 08:10

Bom dia Cristiano!
Compreendi o que você disse, muito obrigada por sua resposta.
Minha unica duvida agora é: como fazer essa transferência do saldo do caixa entre matriz e filial? Quais seriam as contas que eu devo usar e em qual local do meu plano de contas elas estariam?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 08:28

Bom dia Lorena!

O correto é cada empresa (matriz e filial) separar tudo, suas receitas, despesas, caixa, principalmente bancos, etc... assim numa análise gerencial, poderá ser verificado se a filial está dando ou não prejuízo.
Caso ocorra isso, da Matriz pagar contas da filial ou vice-versa, você deverá fazer a transferência bancária do numerário:

NA MATRIZ PAGANDO UMA DUPLICATA DA FILIAL:
D - Emprestimo Filial (AC)
C - Caixa/Bancos (AC)

NA FILIAL RECEBENDO O NUMERÁRIO:
D - Caixa/Bancos (AC)
C - Emprestimos Matriz (PC)

Obs: Sempre é bom a empresa devedora efetuar o pagamento tão logo ter numerário em caixa, para zerar o empréstimo, mas volto a reafirmar que o correto é cada uma (Mtz e Filial) terem vidas separadas, sendo consolidadas apenas nas declarações e SPEDs.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 08:56

Bom dia Lorena Pereira,

Quanto a questão de Matriz e Filial você pode manter a contabilidade em separado, mas consolidar os saldos para as demonstrações e livros...
Referente as contas e plano de contas, seria todos os saldos consolidados nas contas da matriz. Por exemplo o saldo de caixa incorporaria no saldo saldo da matriz. Exemplo:

CAIXA MATRIZ 1.000,00
CAIXA FILIAL 200,00
CAIXA 1.200,00 (saldo consolidado)

Todas contas ficariam sem distinção entre matriz e filial. Minha sugestão é que você veja com o sistema a forma que ele trabalha para a consolidação dos saldo de matriz e filial, pois as contas são as mesmas da matriz.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Lorena Pereira

Lorena Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 09:13

O meu plano de contas é um só tanto para matriz quanto para filial. Eu uso apenas uma conta de caixa, porém meu sistema da a possibilidade de contabilizar matriz e filial separado. Porém, se eu for no razão, posso selecionar a conta caixa e a filial ou a matriz, ou até as duas juntas.
Só que houve da filial ter que pagar um fornecedor em aberto da matriz. Se eu selecionar o caixa e o fornecedor com a matriz e filial selecionadas, aparece tudo junto, porém se eu selecionar só a matriz, o fornecedor fica em aberto, e se eu selecionar só a filial, estará o pagamento do fornecedor, sem a nf.
É onde entra a minha duvida de como fazer a transferência de caixa, para que a filial esteja transferindo dinheiro para matriz e na matriz eu contabilizar o pagamento.
Como meu plano de contas é um só, eu deveria criar duas contas de caixa? Um caixa da matriz e um caixa da filial?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 09:15

Lorena

Creio que no seu caso pode se aplicar algo semelhante ao que orientei no tópico abaixo

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/171567/provisionamento-do-pis/

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 09:31

Bom dia Lorena.

Para esse caso de transferência de valores entre matriz e filial eu tenho um subgrupo no ativo circulante, dentro do disponível denominado assim:

1.1.10.40 Contas Transitórias de Transferência de Valores (Sintética)
1.1.10.40.00001 Conta transitória – Matriz
1.1.10.40.00002 Conta transitória – Filial

Esse subgrupo tem que constar no plano de contas da matriz e da filial.

Agora vamos a exemplos de transferências para você compreender.

Filial paga duplicata da matriz

Na filial você faz assim:

D- Conta transitória – Matriz
C- Caixa

Na matriz faz assim:

D- Fornecedor
C- Conta transitória - Filial

Matriz paga duplicata da filial

Na matriz contabiliza assim:
D- Conta transitória – filial
C- Caixa

Na filial faz assim:
D- Fornecedor
C- Conta transitória - Matriz

Fazendo dessa forma no balancete consolidado esse subgrupo de “Contas Transitórias de Transferência de Valores” sempre ficará com valor zero, pois foram feitos os lançamentos dos pagamentos tanto na matriz quanto na filial.

Se criarmos contas de empréstimos nas duas empresas, fica prejudicada a análise do balanço, tendo em vista que dependendo da movimentação de transferências entre matriz/filial, aparecerá um saldo considerável de empréstimos no ativo e passivo da empresa.

Para ficar claro, suponhamos que em determinado semestre uma empresa tenha faturamento específico somente em uma determinada filial com consideráveis sobras de caixas. E na matriz tenha contas para quitar, porém sem faturamento nesse período. Se fizermos empréstimo da filial para a matriz com o intuito de quitar essas contas, teremos na contabilidade essa conta de empréstimos pendente no balanço da empresa, pois não haverá caixa na matriz para quitá-lo.

Ficará estranho ao analisar o balanço e perceber que temos saldo de caixa disponível, porém uma conta de empréstimo enorme para pagar.

Vale lembrar, que contabilmente registram-se os lançamentos em separado, porém na prática a matriz e suas filiais caminham juntas e as sobras de caixa da filial podem e são usadas para quitar contas da matriz normalmente.

Até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.