x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 964

Obrigatoriedade de Contador Microempreendedor Individual

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 14:46

Boa Tarde Pessoal,

Gostaria de tirar uma duvida com vocês, estou no 7° Período de Ciências Contábeis, me formo esse ano.

Eu posso assumir a Assessoria de um MEI ? Tendo em vista que o mesmo não necessita de escrituração contábil regular, porém esse empreendedor quer registrar um empregado, e me solicitou para prestar essa assessoria para ele.

Agradeço desde já

Abraços.

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
MARCOS GOMES

Marcos Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 14:56

Prezado Anderson Caciano,

Sua pergunta é bastante pertinente. Sua conclusão foi bastante lógica! Realmente um MEI não é obrigado a manter contabilidade. No entanto, existindo empregado, necessitará cumprir as obrigações relativas a área trabalhista e previdenciária. No entanto, tais serviços não são de exclusividade de profissionais contábeis. Profissionais de variadas formações podem trabalhar em um departamento pessoal uma vez que a folha de pagamento, os contra-cheques e as declarações de INSS, GPS, IRRF, etc. não precisam de registro em conselhos de contabilidade (CRC) para serem realizadas. De forma que no meu entendimento o fato de ainda não estares formado não te desabilita ao serviço.

Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 15:18

Marcos Gomes

Obrigado pela sua resposta, fiquei com receio e com medo de assumir, pois muito se vê exercício irregular da profissão, e de maneira nenhuma quero fazer algo errado, e como citei acima, caso existisse alguma obrigação acessória que necessitaria ter o CRC eu dispensaria, mas como já trabalho no Departamento Pessoal fica mais fácil de prestar esse serviço.

Abraços Marcos e Sucesso!

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.