x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.305

Zerar contas da DRE no final do exercicio

Luanda Silva

Luanda Silva

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 15:47

Olá!!


Estou com algumas duvidas.

Estou fazendo o fechamento anual de uma empresa do Simples Nacional, esses foram os resultados finais.

ATIVO........... 40.297,90
PASSIVO.......32.156,33

DRE ............. 8.141,57


Percebam que o valor da diferença do Ativo para o passivo e justamente a DRE, se eu zera a DRE e fizer o fechamento habitual, Ok. Ativo e passivos vao bater, mas na DRE tem lançamento que estão lá mas ainda não foram pagos, por exemplo:

Aluguel....
Simples...
Celpa.....


São exemplos de contas que tem saldo lançados na DRE que so serão pagos em JANEIRO/2015, se eu zerar todas a DRE como vou fazer com essas contas quando eu for literalmente pagar em Janeiro/2015.

Atcs,
Luanda

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 17:50

DRE e para achar o LUCRO Liquido da Empresa.
demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

Acho melhor refazer sua DRE e balance patrimonial.


Se o fato gerador ocorre dentro ano de 2014 os lacamentos tem que ser feito de acordo com a competencia.

att,
joao





Rafael Mendes da Silva Berigo

Rafael Mendes da Silva Berigo

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 22:46

Boa noite Luanda!!

As despesas que constam na sua DRE que ainda não foram pagas é porque no lançamento contábil a Contra Partida delas foram: Fornecedores, Impostos a Pagar, contas a pagar, etc...que fazem parte do Passivo. Pois bem, sendo assim a baixa ou pagamento é realizado contra o Passivo e não DRE.

Exemplo:

1 - Pelo reconhecimento da despesa:

D: Aluguel (CR - DRE)
C: Aluguel a Pagar (Passivo)

2 - Pelo pagamento da despesa:

D: Aluguel a Pagar (Passivo)
C: Caixa/Banco (Ativo)

Espero ter ajudado

EDILSON

Edilson

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Divisões Públicas
há 9 anos Sábado | 2 maio 2015 | 13:33

Qual programa contábil vc está usando? Vc já fez manual? Estou perguntando por que no programa que uso se não clicar em encerramento de exercício acontece o mesmo. Ativo fica diferente de Passivo, e a diferença fica na DRE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.