x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.687

Primeiro livro diario

Katiucha Viana

Katiucha Viana

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 12:42

Boa Tarde,
Preciso escriturar o primeiro livro diário de uma empresa onde sua data de registro é de 05/2013, porém a mesma só passou a ter movimento em 12/2014. Obtive a informação que o primeiro livro contábil deve ser feito em 2013 mesmo contendo apenas o lançamento da integralização do capital, gostaria de saber se isso procede e se preciso encerrar o exercício de 2013?

Grata

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 14:42

Katiucha Viana

Sim. Você deve fazer o livro de integralização mesmo sem ter ocorrido "movimento", que não quer dizer que não houve fatores contábeis, por isso a obrigatoriedade do livro. Você terá de abrir na data de início e encerrar no dia 31/12/2013 do exercício social.

2º Questionamento: A entidade que está ou esteve inativa deve elaborar o Livro Diário?

Reposta: A NBC TG Estrutura Conceitual, aprovada pela Resolução CFC nº 1.121/08, estabelece em seu item 23: 23. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada. Estabelece ainda o art. 4º, § 2º, da IN 107/2008 do DNRC: ?Art. 4º, § 2º – O livro não poderá ser dividido em volumes, podendo, em relação a um mesmo exercício, ser escriturado mais de um livro, observados períodos parciais e seqüenciais, constantes dos respectivos Termos de Encerramento, de acordo com as necessidades do empresário ou da sociedade empresária.? Portanto, as demonstrações contábeis devem ser elaboradas independentemente de haver movimentação ou não, devendo ainda o Livro Diário ser registrado no órgão competente.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Katiucha Viana

Katiucha Viana

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 15:31

Muito obrigada. Outra duvida que surgiu nestas elaborações é a seguinte:
Um dos meus clientes "comprou" uma empresa e faz assim a alteração contratual modificando: Denominação social, sede, sócios, capital social. Neste caso qual o numero de livro que utilizo?
Faço continuidade do livro já que o CNPJ não mudou ou inicio o livro pelo 01, uma vez que a estrutura da empresa modificou?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 15:54

Katiucha Viana

Como você mesmo citou, o CNPJ não é novo, então não houve início de outra empresa apenas alteração da mesma, sendo assim não há outro início de livros também apenas continuação. Resumidamente falando você seguirá em continuidade normalmente.
Lembrando de fazer o reajuste/aumento de capital, visto que foi alterado.

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Marta

Marta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 1 maio 2015 | 09:34

Bom dia!
Vou imprimir o primeiro livro Diário de uma empresa que iniciou movimentação em 2007. Posso fazer toda e impressão de 2007 para 2014 num mesmo livro já que a movimentação é pequena?
Grata!
Marta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.