x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 11.576

Ajustar saldo da conta de fornecedores a pagar

Georgete de Melo

Georgete de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 15:45

Estou com dificuldades em ajustar o balanço de uma empresa tributada pelo lucro real, que possui saldos de diversos fornecedores, referente a exercícios anteriores, cujos pagamentos não foram lançados e as provisões nas contas continuam, ocasionando um saldo a pagar gigantesco.
Preciso ajustar esse saldo, para que o passivo fique com os valores a pagar correto. Alguém pode me ajudar e me dizer qual o lançamento correto para esse ajuste? A provisão referente a entrada de Mercadorias foi feito da seguinte forma:
D - Estoque de Mercadorias
C - Fornecedores

Os pagamentos não foram registrados na contabilidade nos exercícios anteriores. Pois a empresa mudou o sistema, e o saldo foi transportado, porém as baixas destes pagamentos não foram efetuadas na contabilidade. Alguém pode me orientar a resolver essa situação legalmente?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 16:27

Georgete de Melo

Na hipótese que os erros que provocaram a redução indevida do resultado tenham sido detectados após o encerramento do balanço, não sendo mais possível o estorno ou retificação dos lançamentos efetuados, o procedimento contábil a ser seguido pela empresa será o seguinte:

a) lançamento de ajuste a crédito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores";
b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados";
c) contabilizar a parcela correspondente ao Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o ajuste, caso houverem.

Ou seja:
D- Fornecedores [PC]
C- Ajustes de exercícios Anteriores [PL]
H - Valor contas a pagar referente quitações anteriores não efetuadas.

Mais informações: clique aqui

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Georgete de Melo

Georgete de Melo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 11:59

Bom dia, Kaik Rodrigues Vieira!

Em primeiro lugar agradeço a atenção. Sua resposta foi muito útil, me deu uma "luz" de como realizar este trabalho. Vi o artigo indicado por você, porém ele não menciona a base legal para estes ajustes, sabe me informar?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 13:22

Georgete de Melo

Existem adversas bases para tal trabalho..
- Lei da S/A (Lei 6.404/1976)
- NBC T 19.18 item 10 a
- RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.157 DE 13.02.2009 ITEM 140.
- Sendo a mais atual a NBC TG 23

Dicas : clique aqui

Espero ter ajudado,
Bom trabalho.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.