x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 576

Conta de impostos a compensar (retidos) Nmão zeram

EDSON FERREIRA LOPES

Edson Ferreira Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 12:10

Me surgiu uma dúvida referente as compensações de Pis/Cofins/Csl, ou seja, Csrf.
Meu sistema calcula e compensa os impostos acima automaticamente, mas como a retenção é por nota fiscal, no final sempre dá uma diferença de centavos. Ou seja, a conta de impostos retidos a compensar sempre fica com centavos, como exemplo em 2014 a conta Pis retido a compensar ficou com saldo devedor de R$ 0,71., as vezes, chega a dar até saldo credor
Qual o procedimento contábil que devo realizar nesta conta?
Devo zerar esta conta? Se sim, como proceder?
Devo deixar esta conta aumentando, pois houve a retenção?
Ou como proceder, pois entendo que estes valores deveriam ser zerados, pois os impostos foram calculados sobre as receitas de notas que foram efetuadas as retenções, deveriam ser os mesmos valores, portanto como a receita é tributada pela receita mensal e a retenção é por nota fiscal, e assim, pelos arredondamentos acontece o exposto.
Se eu fizer o lançamentos
D - Pis a recolher
C - Pis retido - 0,71
Ai não baterá o recolhimento do Pis a recolher.
Há alguns casos em que a diferença está em outra conta de outro impostos retido (Cofins ou Csl), neste caso, posso compensar uma com a outra? E então zerá-las?
Desde já meus agradecimentos.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 21 abril 2015 | 12:40

oi, as compensações são controladas no aplicativo perdcomp, inclusive é possível fazer a compensação entre tributos, como no teu caso cofins com csl; logo os saldos contidos nas contas contábeis de tributos a compensar devem estar em conformidade c/os valores declarados no perdcomp.

bom feriado e ótima semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.