x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.338

Comportamento da conta salários

JONATHAN NASCIMENTO

Jonathan Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 10:09

Tenho a seguinte situação: Mensalmente é provisionado as férias dos funcionários(salarios/12*1,3333) e seus respectivos encargos de ferias (inss e fgts) ; quando ocorre férias a conta de sálarios cai ficando só o valor correspondente aos dias trabalhados. Esse comportamento esta correto: Quando ocorre ferias a conta de salarios não se realiza completamente?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 09:08

Bom dia, Jonathan Nascimento !

Quando um funcionário(agora a modernidade resolveu chamar de colaborador) entra de férias a folha de pagamento vai mostrar o valor das férias e seu correspondente 1/3 dessas mesmas férias(serão contabilizados na conta de resultado).O valor que vai estar em Férias(na folha,lado esquerdo Vencimentos),evidentemente não vai estar em Salários,porque se assim acontecesse,o lançamento estaria duplicado,por força da utilização das duas contas.
Assim,sua observação quando a redução da Conta de Resultado Salários é por esse motivo.Estando o colaborador em férias,o valor bruto dessas férias não serão contabilizadas em Salários(Conta de Resultado),daí a redução que você percebeu.Imaginando que tenhamos apenas um assalariado,no mês das Férias,a conta Salários será zero e a de Férias(que está no mesmo grupo dos Salários) vai registrar o valor que estaria em Salários,se não se tivesse concedido férias a esse colaborador.Espero ter sido feliz na minha tentativa de explicar.

Grande abraço

JONATHAN NASCIMENTO

Jonathan Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 09:57

Obrigado,João Barbosa dos Santos!

Entendi sua explicação em relação a conta de resultados salários, mas tendo em vista que mensalmente são provisionados em despesa a conta "provisão de férias" que corresponde ao salário dividido por 12 , multiplicado por 1,3333(um terço), quando o colaborador entrar de férias não haverá alteração nessa conta de despesa, ela continuará linear?


João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 11:09

Jonathan Nascimento


A provisão que está contabilizada será revertida na proporção que pertencer a esse colaborador no período.Ou seja,os valores anteriormente provisionados relativos a esse colaborador deverão ter seus lançamentos invertidos.O que foi creditado na contabilização para a formação da provisão,deve ser debitado e o que foi debitado deve ser creditado utilizando o mesmo critério(debita-se a conta passiva de provisão e creditam-se as contas de resultados envolvidas no provisionamento.

JONATHAN NASCIMENTO

Jonathan Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 14:33

Estou analisando a DRE 2014 de um setor com apenas um funcionário em uma empresa que adota o lucro Real, nesta demonstração consta na conta de Provisão de Férias um mesmo valor durante todos os meses. Este comportamento esta correto? Tendo em vista que o funcionário tirou ferias em agosto, ou seja não tinha sido provisionado o valor total das ferias e continuou a ser provisionado o mesmo valor mensal.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 15:19

Jonathan Nascimento ,bom tarde!

Está correto sim.Uma provisão não registra um valor real e sim uma projeção mínima do custo.Assim,o valor da provisão feita no balanço do ano anterior,considera 1/12 avos para os meses subsequentes com base no último salário nominal desse mesmo ano anterior.Esse valor só se modificará a partir do momento de uma alteração salarial desse funcionário(uma promoção de cargo,dissídio coletivo ou qualquer aumento de salário).

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.