x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 475

Desconto de Produto reflexo no Custo Contábil.

Fernando Volpi

Fernando Volpi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 14:45

Boa tarde

Meus caros amigos.

Gostaria de solucionar uma dúvida.
Até me parecia simples pela legislação porem me causa transtornos.

Tenho adquirido um produto no valor de R$ 100,00, sendo que a indústria me repassa um desconto de 50% na duplicata.

Sendo assim este produto entra em meu custo contábil no valor de R$ 100,00.
No momento da venda o valor da saída é de R$ 80,00, dando em si uma margem negativa de 20%.
Gostaria da ajuda de algum colega.
O é correto ter o custo contábil ser R$ 100,00 sendo que pago apenas R$ 50,00 e não 100,00 "Valor de nota fiscal"?

*DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS,
Princípio do Registro pelo Valor Original

Art. 7º, § 1º
I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações;

O que posso fazer contabilmente com estas ocorrências?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.