x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 261.640

Lançamento Contábil - Seguros

LUCAS BORBA ARMOND CASSIMIRO

Lucas Borba Armond Cassimiro

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 14:57

Olá, pessoal!

Gostaria que pudessem me ajudar na seguinte dúvida referente a um lançamento contábil:

A empresa faz a aquisição de seguro para veículos no valor de R$5000, com vigência de 1 ano e a pagar em 6 parcelas.

Como eu lanço essa aquisição no meu balanço? e também após o lançamento, há o pagamento de uma das parcelas do seguro.

ou seja, quero saber como lançar a aquisição e depois o que fazer com o pagamento da primeira parcela!

Agradeço desde já!

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 15:21

Boa tarde Lucas.
Os seguros funcionam da mesma forma que assinaturas de jornais ou pagamento de alvará por exemplo.

Na contratação do seguro temos:

D - Seguros a apropriar ou Prêmio de Seguros (dentro do grupo despesas do exercício seguinte no ativo circulante) R$ 5.000,00.
C - Seguros a pagar (passivo circulante) R$ 5.000,00.

Histórico: valor referente contratação de seguro junto a empresa tal, para o veículo tal, com vigência de tantos meses, conforme apólice nº tal, etc. (toda informação que julgar necessária)

Ao final de cada mês teremos:
Mês a mês o valor do ativo será transferido para despesa e ao final dos 12 meses o valor da conta Seguros a Apropriar no Ativo estará zerada.

D - Despesas com Seguros (Conta de Resultado) R$ 416,67. (5.000,00 / 12 meses de vigência = R$ 416,67).
C - Seguros a apropriar (ativo circulante) R$ 416,67.

Histórico: valor referente apropriação de 01/12 avos referente seguro...

Pelo pagamento das 6 parcelas:

D - Seguros a pagar (passivo circulante) R$ 833,33. (5.000,00 / 6 parcelas = R$ 833,33).
C- Caixa / Bancos (ativo circulante) R$ 833,33.

Histórico: pagamento parcela 01/06 referente seguro contratado junto a... conforme apólice de seguros nº tal.


Espero ter auxiliado.
Tenha uma boa tarde.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
LUCAS BORBA ARMOND CASSIMIRO

Lucas Borba Armond Cassimiro

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 15:32

Ajudou bastante sim! Muito obrigado mesmo! Eu estava indo no caminho certo, mas não conseguia entender algumas coisas que foram muito bem explicadas por você. Obrigado novamente!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.