x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 471

Provisão de Férias

Maria Aparecida Nascimento

Maria Aparecida Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Prestador de Serviço
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 14:54

Boa tarde


Em uma empresa que possui lucro real, é correto provisionar mensalmente as férias com valor igual todo mês independente do período que o colaborador goze as férias? Exemplo: um funcionário ira tirar ferias em Maio, só temos provisionado 4 meses as férias dele, o correto não seria lançar o restante dos meses referente as ferias dele todo em Maio?

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 17:45

Olá Maria,

O funcionário para ter direito ao gozo das férias, deverá ter trabalhado ao menos 12 meses, certo? Ele vai tirar férias em Maio, porém certamente ele deve possuir um "saldo acumulado" das provisões dessas suas férias. Por exemplo, se ele entrou na empresa em Janeiro/2014, quando chegar em Maio/2015 ele terá 12 + 5 meses acumulado dessa provisão, pois esta provisão é acumulativa no Passivo da empresa, não zerando ao final de cada exercício.
Somente se o caso é "antecipação das férias", onde ele teria entrado em Janeiro/2015 (aí sim somente 4 meses de provisão) e já sairia, por algum motivo específico entre a empresa e ele, de férias. Nesse caso seria uma Antecipação, tendo que controlar essa diferença em conta do Ativo como "Adiantamento de Férias".

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.