x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.318

Controle do estoque pelo método periódico e permanente e sua

ADALBERTO POMPEO

Adalberto Pompeo

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 08:52

Bom dia. Tentei entrar em contato ontem, mas não sei se eu consegui, estou com uma grande duvida no meu curso de contabilidade, com relação a contabilização utilizando o método periódico e permanente de controle de estoque. A principal duvida era se eu utilizar o custo médio ponderado no método permanente ou periódico, vou ter algum resultado diferente na lucro da minha empresa ? e se utilizar um dos dois critérios, permanente e periódico, mas utilizando a opção Peps, vou ter diferença direta no lucro também ? foi me proposto um exercício, e até tenho tudo pronto, se puder até disponibilizo o mesmo, acho mesmo que algo está muito errado mas meu professor não soube me explicar bem. Desculpa chegar desse jeito, mas nesse momento não sei a quem recorrer. Obrigado mesmo. Adalberto.

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 16 maio 2015 | 10:28


Adalberto,

O raciocínio não é cartesiano, tem que se levar em consideração os valores envolvidos economicamente. Pode ser mais vantajoso ou não dependendo do valor da venda.

Pelo critério de valoração de forma "Periódica" a base do valor de custo admitida é de no máximo 70% do "preço de venda" no período de apuração.
Neste caso, você não levará em consideração os custos que comporão a base como frete, mão-de-obra direta, seguro, ICMS recuperável, etc. É um custo "estimado" entende?

Se você utilizar os mesmos valores para comparar os diferentes métodos pelo "Permanente", o PEPS é ligeiramente menos vantajoso porque pressupõe que os produtos comprados primeiramente sejam os vendidos em primeiro lugar. Custo menor = Lucro Maior.

Recomendo a leitura do livro "Estoques - Normas internacionais de contabilidade - IAS 2 e CPC 16, IOB, Prof. Paulo Atadaine Sobrinho.
Excelente na bagatela de R$ 27,60 + frete.


Abraço,

Marcos Jory
Contador - BH/MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.