x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 658

Contabilização de aumento no Investimento

Fernanda Dias Rodrigues

Fernanda Dias Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 17:43

Boa tarde,

O grupo onde trabalho realizou uma operação de incorporação invertida. Onde 02 (duas) empresas, “A e B” (controladas) incorporaram a empresa “C” (Controladora). Esta por sua vez também era controlada por outras duas empresas distintas “D e E”. Com essa operação a empresa "E" que tinha participação minoritária na empresa “C”, teve o seu investimento aumentado em função da nova redistribuição das cotas.
Minha dúvida seria como posso contabilizar esse aumento no investimento da empresa que tem participação minoritária, pois agora ela participa em duas novas empresas, como PL´s distintos e maiores. Além disso terei que fazer equivalência patrimonial usando como base os balanços das empresas “A e B”. No meu entendimento eu contabilizaria esse acréscimo como equivalência patrimonial. E sem tributação. Caso não seja possível essa contabilização, gostaria de obter algumas sugestões de contabilização.

Fernanda Rodrigues

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.