x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 959

Livro Caixa/Diário e documentos

Luanna

Luanna

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 11:33

Bom Dia,
Desculpe qualquer falha no envio de minha mensagem pois, é a primeira vez que acesso o fórum e realmente tenho muitas dúvidas.

Por favor, o que é literalmente um livro Caixa?
ou seja, em meu pouco conhecimento imagino que faço lançamentos diários de entrada e saida assim como demonstro o saldo inicial e final e ao fim do Mês faço um levantamento geral? é isso? devo ter dois livros um diário e um que demonstre o mês todo?

quanto aos documentos comprobatórios das transações: ex: comprei: uma pequena ferramenta paguei em dinheiro ou débito e a loja não tem cupom fiscal/nota só um recibo simples sem dados nenhum da empresa (talão de papelaria sem dados) é válido?


muito obrigada...

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 13:32

Luanna,

Livro Caixa é um livro auxiliar de registro contábil, e seu uso é facultativo. O Livro Caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, da conta Caixa da empresa.

Quanto aos documentos comprobatórios, em qualquer compra feita pela empresa, deve-se exigir a emissão de um documento fiscal. A não emissão do mesmo caracteriza uma sonegação de impostos. Qualquer outro documento que não seja um Cupom Fiscal, uma Nota Fiscal de venda ou serviços e os outros documentos idôneos, não tem validade alguma perante o fisco.

Espero ter ajudado.
Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.