Cristiano Frank Priesnitz
Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
Olá a todos;
Gostaria de um auxilio para entender uma questão de ordem prática e se alguém tiver como me dar uma sugestão agradeceria muito. Trabalho na área contábil em Guarantã do Norte - MT e e acabamos por atender no rol de clientes uma empresa que desempenha Atividade de Secagem e Armazenagem de cereais sendo o principal produto arroz, milho e soja.
Minha dúvida é na seguinte questão:
O Armazém recebe o arroz recém colhido no campo direto do produtor com grau de impurezas e umidade, conforme caso hipotético abaixo descrito:
1º Passo:
Peso Produto recebido conforme Nota Produtor e Ticket pesagem: 14.500 KG de arroz e m casca
2º Passo
Após análise do produto constata-se:
Umidade : 2.500 KG ou 17,24%
Impureza: 650 KG ou 4,48%
3º Passo:
Para realizar a secagem e Limpeza do arroz a empresa cobra um percentual em produto
Despesas Secagem: 800 KG
OBS: O Armazém não compra o produto que mesmo durante esse processo é de propriedade do remetente (produtor rural)
Teoricamente o que restaria ao produtor ao final do processo seriam 10.550 kg de arroz, seco e limpo que ficariam à sua Disposição para retirada.
Mas como fica esse processo na contabilidade para que feche o recebimento e devolução sem que fiquem furos?
A perda por umidade e impureza é emitida pelo produtor ou Armazém? Já que a perda ocorre no processo de secagem e limpeza?
Se alguém puder tecer uma opinião ou me passar algum link para consulta agradeço muito
Tenho minhas teorias, mas não sei se seriam as corretas