x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 440

Remessa para Secagem e Pre Limpeza Armazém

CRISTIANO FRANK PRIESNITZ

Cristiano Frank Priesnitz

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 maio 2015 | 12:42

Olá a todos;
Gostaria de um auxilio para entender uma questão de ordem prática e se alguém tiver como me dar uma sugestão agradeceria muito. Trabalho na área contábil em Guarantã do Norte - MT e e acabamos por atender no rol de clientes uma empresa que desempenha Atividade de Secagem e Armazenagem de cereais sendo o principal produto arroz, milho e soja.

Minha dúvida é na seguinte questão:

O Armazém recebe o arroz recém colhido no campo direto do produtor com grau de impurezas e umidade, conforme caso hipotético abaixo descrito:

1º Passo:
Peso Produto recebido conforme Nota Produtor e Ticket pesagem: 14.500 KG de arroz e m casca

2º Passo
Após análise do produto constata-se:
Umidade : 2.500 KG ou 17,24%
Impureza: 650 KG ou 4,48%

3º Passo:
Para realizar a secagem e Limpeza do arroz a empresa cobra um percentual em produto
Despesas Secagem: 800 KG

OBS: O Armazém não compra o produto que mesmo durante esse processo é de propriedade do remetente (produtor rural)

Teoricamente o que restaria ao produtor ao final do processo seriam 10.550 kg de arroz, seco e limpo que ficariam à sua Disposição para retirada.

Mas como fica esse processo na contabilidade para que feche o recebimento e devolução sem que fiquem furos?
A perda por umidade e impureza é emitida pelo produtor ou Armazém? Já que a perda ocorre no processo de secagem e limpeza?

Se alguém puder tecer uma opinião ou me passar algum link para consulta agradeço muito
Tenho minhas teorias, mas não sei se seriam as corretas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.