x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.131

Correção de Saldos

KARINE ALVES

Karine Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 16:52

Boa Tarde!

Por favor, estou com muitos problemas no que se refere aos saldos em 31/12/2014 estarem errados. Acabei de entrar em um escritório onde a pessoa que fechava os balanços anteriormente não sabia fazer conciliação e, praticamente todas as contas do balanço estão erradas. Qual seria o melhor caminho para iniciar 2015?

*Acertar os valores nas contas de Ajustes de Exercícios Anteriores no PL.?
*Acertar no Lucro ou Prejuízo Acumulado?
*Fazer um novo balancete de abertura para 2015?

Lembrando que é impossível verificar de onde vieram tantos valores equivocados devido ao pouco tempo para entrega das declarações e também são coisas que já vem de anos?

Existe alguma base legal que trata desse assunto?

Desde já agradeço!

Att,
Karine Alves
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 09:28

Bom dia Srª. Karine Alves, tudo bem?

Sugiro a leitura do CPC 23, que trata da correção de erros.
E ratificando o que o Sr. Huberlan Lopes informou, deve-se observar os fatos que afetarão o PL, pois cada tipo de correção têm uma tratativa diferente.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
KARINE ALVES

Karine Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 13:29

Então na verdade o contador que assina pela empresa não sabe me orientar, já busquei em diversos lugares qual seria a melhor opção mas não me convenceu nenhuma. Tenho empresa que estão com um lucro absurdo e um valor de caixa que também não existe.

Att,
Karine Alves
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 13:51

Compreendi.

Vou te apresentar dois exemplos afim de dar uma luz, tudo bem?

Caso 1 - A entidade não envia uma nota fiscal de serviço, referente competência 12/2014. Ocasionando assim o não reconhecimento da despesa dentro da competência que ela incorreu. Foi feita a apuração do resultado, impressão dos livros, encadernação, autenticação e etc.
Porém chegando em 04/2015, me deparo com essa nota, totalmente fora do prazo. Qual atitude devo tomar?

Bem, como sabemos o reconhecimento da despesa é um fato que diminui o PL. Quando o fato não registrado alterar o Patrimônio Líquido, deve-se criar uma conta chamada "Ajuste de Exercícios Anteriores 201X", para registro de todas os ajustes necessários.

Lançamento de Ajuste
D - Ajuste de Exercícios Anteriores 2014(PL)
C - Fornecedor(PC)

A mesma tratativa daremos as receitas, porém com atenção aos tributos.

Caso 2
- A entidade esquece de enviar uma duplicata pagando um fornecedor no caixa, e a contabilidade faz a apuração do resultado, impressão dos livros, encadernação, autenticação e etc. No ano seguinte me deparo com a duplicata paga. Qual atitude devo tomar?

Esse fato simples, quando não existe pagamento de multa e juros de mora, deve ser lançado normalmente.

Lançamento de Ajuste
D - Fornecedor
C - Caixa

Porém todos esses procedimentos devem ser completamente apresentados nas Notas Explicativas, afim de explicar os motivos pelos quais os ajustes estão sendo executados.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 15:09

Boa tarde Karine!

Realmente você tem um problema bem complicado para resolver, pois você deverá retroagir no mínimo 5 anos, contando de 2014 para trás, que é o prazo do Fisco poder cobrar alguma coisa.

Você deverá expor isso ao contador responsável onde você trabalha pois a partir de agora ele é quem responde para o Fisco e para você retroagir todo esse tempo, não vai dar tempo para as Declarações que você tem que fazer.. Sugiro que na parte contábil, você inicie 2015 (Zerado) pois você saberá que a partir de agora as coisas estarão corretas e infelizmente, vias perder muito sábado e domingo para conseguir arrumar isso...

Se fosse eu, orientaria os donos das empresas prejudicadas fazerem uma denuncia no CRC contra o contador antigo.

Mais uma coisa, eu também faria um documento com os clientes, expondo todos os problemas para a ciência deles, e um seguro para vocês não serem amanhã cobrados por eventuais multas numa fiscalização.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.