x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.644

Contabilização do pagamento do Refis

Michel Bastos

Michel Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 17:03

Boa tarde,

Tenho uma dúvida em relação a contabilização do pagamento do Refis, pois gostaria de saber se os pagamento que forem sendo efetuados antes da RFB consolidar o Refis, eu lanço no meu Passivo a pagar pela Provisão que foi feita na adesão do Refis, ou crio uma conta de Adiantamento no Ativo até o momento que a RFB consolidar o Refis e assim faço transferência de Adiantamento para Passivo?

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 17:28

Michel,
Expressando minha opinião.

A Receita delegou aos que aderiram, a responsabilidade pelo levantamento dos cálculos e apuração das parcelas. Isto é a própria consolidação.
Eu entendo que o papel dela agora é apenas fazer uma "homologação".

Eu não só contabilizaria a provisão desta consolidação no passivo como também classificaria como "pagamento" os desembolsos das parcelas independente da manifestação da Receita Federal.

Por oportuno, com a nova ordem contábil que estamos submetidos, é necessário assumirmos que a "Receita Federal" está proibida de ditar "norma contábil".


Abraço,


Marcos Jory
Contador - BH/MG

Josué Santana

Josué Santana

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 22:34

boa noite,


eu estou precisando de uma ajuda de vocês, vou participar umas entrevista e tenho que fazer uns teste para a vaga de assistente de escrita fiscal.
imagino que as perguntas são sobre: como aproveitar os insumos, como creditar o credito de uma compra para o pis/cofins. alguém tem algum modelo dos teste aplicado pelas as empresa?

por favor??!

Michel Bastos

Michel Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 08:05

Bom dia, Marcos!!!

Penso igual, a dúvida surgiu, pois já ocorreu fato de antes da homologação da RFB, alguns contadores estão lançando em Adiantamento no Ativo, porém acredito se no tempo da homologação fizer alguma ressalva no valor devido, basta ajustar, mas obrigado pela ajuda.

Att,

Michel Bastos.

Josué Santana

Josué Santana

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 19:14

Boa Noite, gostaria de saber qual o precedimento para calcular imposto, insumos. como é feito se gera imposto? outra questão, como podemos aproveitar o credito de pis/cofins de uma compra de uma empresa do simples nacional. tem como creditarmos o credito? qual a forma para se calcular ST no estado de são paulo?

ELAINE SANTOS

Elaine Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 16:31

Olá Michel Bastos,

O correto é você lançar no Ativo com uma conta Antecipação do Refis, ainda não saiu a consolidação, aqui na empresa fiz isto e até porque consultamos a Receita Federal e não tem previsão ainda da consolidação.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.