x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 461

Cesar Barcelos Rocha

Cesar Barcelos Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 10:43

Bom dia,

Faço contabilidade de uma empresa sem fins lucrativos que recebe convenio da prefeitura. Todos os meses é feito uma prestação de contas que é apresentada a fiscal para conferencia do uso dos recursos doado por ela. Acontece um fato que, quando a fiscal acha que uma despesa paga não é pertinente a entidade devera ser feito a devolução deste valor pago.
Como faço para contabilizar esta devolução?

Cesar Barcelos Rocha

Cesar Barcelos Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 10:51

Gilberto, a entidade nos envia a documentação que foi apresentada ao fiscal. Não tem caixa, porque tudo é pelo banco, então quando a entidade devolve o valor pago indevidamente é feito um deposito na conta da mesma.

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 11:02

Cesar Barcelos Rocha, Houve um gasto, onde foi pago pela a empresa e no caso não poderia ter sido. Bom a unica maneira que vejo nesse caso é a seguinte: Você terá que fazer um lançamento em:

D : Reembolso/Ressarcimento ( Resultado)
C : Caixa/Banco ( ativo).

Acho que vocês deveriam tentar separar o que recebe de benefícios da prefeitura das demais receitas e despesas. Por exemplo abrir uma conta para receber os valores da prefeitura e outra para as demais e um centro de custa para cada. Assim fica mais fácil esse controle e caso seja rejeitado você faz uma transferência entre contas para compensar o pagamento e o valor recebido ficar conforme a prefeitura exige. Deu para entender mais ou menos o proposito?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.