x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 786

Emprestimo de socio

viviane rosa

Viviane Rosa

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 12:43

Boa tarde
Estou com um problema na contablizacao de uma empresa..
Ela e muito enrolada com sua documentacao e os valores que nao sao contabilizados como antecipacao de lucros pois denominados pelo proprio socio como distribuicao mensal eu contabilizo tanto entrada como saida do banco ou caixa o dinheiro.
So que anualmente tirando a antecipacao de lucro ainda ficou uma valor muito alto de adiantamento de emprestimo de socio no ativo.
Posso deixar assim no meu balanco ?Pode dar problemas futuros?

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 13:18

Viviane,
A distribuição de lucros só é possível trimestralmente, após encerramento, ou através de encerramentos intermediários onde haja demonstração de que houve o lucro. Não se pode distribuir lucros sem a certeza de que haverá lucros. Eu poderia falar mais coisas sobre esse assunto, porém tem uma matéria no portal de contabilidade que é muito esclarecedora e aplicável ao seu caso. Fique atenta, pois o lucro distribuído ao sócio a título de antecipação e que excede o lucro da empresa no período, é tributável na declaração do imposto de renda do sócio.

Distribuição de lucros - tributação

Atenc.

GILSON JOSE DA SILVA

Gilson Jose da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 13:20

Boa tarde Viviane! voce pode liquidar este emprestimo fazendo uma distribuição de lucro caso possua mas seja prudente porque na distribuição de lucros, todos os socios devem receber a distribuição de acordo com suas cotas de capital. E dependendo do valor distribuido, voce devera também declarar na DIRF e nao se esquecer de tambem declarar este valor na DIRPF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.