x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 30.916

Contabilização de Manutenção de Veículos

Graziela Cordeiro

Graziela Cordeiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 15:51

Boa tarde,

Alguém sabe me informar a forma de contabilização de uma compra para manutenção de veículo? Sendo que este veículo será posteriormente vendido, já que se trata de uma empresa revendedora de automóveis usados. Tenho contabilizado da seguinte forma:

C- Caixa
D- Despesa Administrativa - Manutenção e Reparo de Veículos (Conta de Resultado)

Que é mesma contabilização que utilizo para manutenção de veículos quando o veículo é um ativo da empresa. Mas nesse caso, em que não se trata de um ativo, não sei se está correto.

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida. O outro a construir uma vida." (Sandra Carey)
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 16:09

Boa tarde Graziela!

O lançamento está correto, já que é uma despesa, conforme você falou, mas tem algumas ponderações!

1 - Vocês não fazem estoque de Peças para os veículos que serão revendidos? Se positivo, então na compra destas peças, você primeiro lança no estoque e depois quando da utilização das mesmas você faz o lançamento, tirando do Estoque (Ativo Circulante) para a conta de Despesas de Manutenção (Contas de Resultado - CUSTOS). - Falo em Custos, porque as despesas de manutenção de bens próprios, para você ter isso gerencialmente, lança em Contas de Resultado - (Despesas Operacionais).



Boa tarde Edna!

Afesse o link http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm

Não esqueça do Plano de Contas Referencial caso a empresa esteja obrigada ao SPED Contabil e ao ECF.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Graziela Cordeiro

Graziela Cordeiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 17:31

Boa tarde, Eduardo!

Muito obrigada pela informação, foi de grande ajuda.

Uma boa semana pra você!

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida. O outro a construir uma vida." (Sandra Carey)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.