x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.825

Contabilização de - adiantamento "A" clientes

ANDERSON DE ANDRADE

Anderson de Andrade

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 15:41

Gostaria de uma ajuda para efetuar lançamento contábil referente a Adiantamentos A Clientes:

a situação que ocorre:

O fabricante vende a atacado/comércio. Em alguns casos tem a substituição tributária.

O fabricante efetua o pagamento da ST na data de envio da mercadoria, e seu cliente reembolsa este valor por boleto bancário até 45 dias após o pagamento efetuado.

estou com a dúvida sobre a contrapartida da conta - Adiantamento a Clientes (AC) onde crio esta conta?

BRUNO LUIZ DA SILVEIRA BENEVIDES

Bruno Luiz da Silveira Benevides

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 15:57

Anderson de Andrade

O que ocorreu foi um recolhimento antecipado do ICMS.

Pelo Recolhimento quando você estiver contabilizando o banco será feito.

D-ICMS Recolhido Antecipadamente(AC)
C-Banco ou Caixa(AC)

Pelo seu esquema o fornecedor é quem está pagando o ICMS Antecipado. Normalmente quem paga e quem recebe a mercadoria. Ele será recolhido no estado de destino e não no de origem.

Quando o cliente for reembolsar:
D- Banco ou Caixa(AC)
C- ICMS Recolhido Antecipadamente(AC)

Atenciosamente,

Bruno L. S. B.
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 16:06

Boa tarde Anderson!

Não entendi sua questão, pois você fala de Adiantamento à Clientes e depois fala sobre ICMS ST. ..

Adiantamento à Clientes não existe: Existe Adiantamento DE Clientes para Venda Entrega Futura (AC), quando SUA empresa recebe numerário antecipadamente ou Adiantamento À Fornecedores (PC) quando SUA empresa FAZ um pagamento antecipado.

Caso não for isso, poste novamente.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ANDERSON DE ANDRADE

Anderson de Andrade

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 17:22

Bruno,

é isso mesmo que está acontecendo, o fornecedor está recolhendo icms (st) antecipadamente para o estado de destino. e após o cliente receber a mercadoria que ele reembolsa.
acabei me expressando mau, porque aqui no financeiro eles classificam como adiantamento ao cliente, porque ele só irá reembolsar o imposto (st) quando receber a mercadoria e os boletos.

Agradeço a resposta, me ajudou.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.