x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.053

Lançamentos entre matriz e filiais

Luiz da Silva

Luiz da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 11:29

Bom Dia Senhores,
Por favor me auxiliem em alguns lançamentos.
Uma empresa com várias filiais, onde a contabilidade é feita individualmente.
Há transferências de matriz para filiais, de filiais para filiais e filiais para matriz.
Transferência de mercadorias e ICMS.
Neste ano a empresa decidiu fechar 4 dessas filiais.
Com o encerramento destas, devo transferir todos os saldo para a matriz, visto que a contabilidade é individual, temos impostos a pagar, empréstimos bancários, fornecedores, etc... .
Minha dúvida é:
Todas as contas do passivo das filiais devem ser transferidas para o passivo da matriz utilizando a conta de transferência "Matriz Conta Movimento" - conta do passivo, correto? - Esse lançamento é na Filial.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 12:03

Luiz

Na filial, o ideal seria você criar uma conta transitória especialmente para este fim e fazer lançamento de encerramento das atividades(não confundir com encerramento do exercício) todos nesta conta, assim

D - Encerramento das Atividades
C - Contas de Saldo Devedor

D - Contas de Saldo Credor
C - Encerramento das Atividades

Como o total dos débitos é sempre igual o total dos créditos, a conta Encerramento das Atividades fechará com saldo zerado.


Na matriz, esta conta não se faz necessária, visto que com um lançamento multiplo você pode entrar com todos esses saldos na matriz

D - Contas de Saldo Devedor
C - Contas de Saldo Credor



Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
GERSON ALVES PEREIRA

Gerson Alves Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 20:25

Boa Noite!

Tenho o seguinte Ato, emissão de nota fiscal de transferência mercadoria uso e consumo entre mesmo CNPJ estado Bahia, Estou utilizando o CFOP 5557 sei que esse procedimento por ser estadual é isento de ICMS, sempre informo nas observações da nota o decreto lei 6284/97. preciso da base legal e não estou encontrando podem me informar o Artigo que expõe sobre o assunto.

Caso eu faça transferência para estado fora da Bahia qual base legal devo destacar nas observações das notas e qual alíquotas de ICMS devo destacar?

Att. Gerson Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.