x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.044

Lançamento de ajuste de exercícios anteriores

Misleine

Misleine

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 11:33

Tenho uma empresa que veio de outro escritório e tem um Software no valor de R$50.000,00 que está lançado como despesa, (segundo a contadora anterior seria um aluguel de software e por isso foi lançado como despesa), porem o cliente quer que lance o Software como imobilizado, a contadora anterior me disse que posso fazer um ajuste em 2015, passando a despesa para o ativo, posso fazer esse lançamento.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 12:42

Boa tarde Srª. Misleine, tudo bem?

Devemos observar, que nossa profissão é regulamentada. Não devemos contabilizar de tal modo simplesmente por vontade do cliente, mas sim objetivando registrar o fato da forma mais verdadeira possível, tendo como base os princípios e normas contábeis.

O software só poderá ser lançado no Imobilizado quando fizer parte de um equipamento, e esse não funcionar na ausência desse software. Caso contrário a classificação correta do Software é no Intangível.

Aconselho a leitura do CPC 04 que trata sobre Ativo Intangível e do CPC 23 que trata sobre Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 12:50

oi, e bom ter em mãos o contrato que deu origem ao pagamento de $ 50,000.00 dessa forma vc vai saber pelo documento se o valor refere-se a quitação de alugueis de uso do sistema ou pela compra do mesmo.
a transferência do lançamento, se imobilizado, fica

debite.: software... (ativo não circulante\intangível)
credite: ajuste de exercícios anteriores (patrimônio líquido)
vlr ref. transf. lançamento número xxx de xx/xx/2014 do livro diário número xxx, registrado em xx/xx/2015 sob número na junta comercial de...(ou cartório de registro de títulos e documentos...)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.