Samuel
Bronze DIVISÃO 5, Analista ContabilidadeAlguem sabe me dizer quais empresa são obrigado a fazer o ajuste valor real do imobilizado ?
respostas 4
acessos 492
Samuel
Bronze DIVISÃO 5, Analista ContabilidadeAlguem sabe me dizer quais empresa são obrigado a fazer o ajuste valor real do imobilizado ?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a) Samuel,
Estimado, com promulgação da lei 11.638/2007., introduzida no cenário contábil foi a necessidade da realização de ajustes a valores presentes da escrituração contábil, especialmente das contas do ativo e do passivo tanto circulante bem como não circulante(Artigos 183, VII e 184, III da Lei 6.404/1976 nova redação dada pela Lei 11.638/2007.).
Por outro lado, a contabilidade sempre teve por base os documentos fiscais que dão lastro (suporte)às operações, registrando as receitas em contrapartida aos ativos a receber pelo valor transcrito do referido documento.
Na íntegra, todas as empresas deveriam ou devem realizar tais ajustes, mesmo aquelas tributadas pelo sistema simplificado de recolhimento de impostos (SIMPLES NACIONAL) , todavia por causa de algumas circunstancias que nesse momento não cabe aqui a discussão, muitas das vezes deixamos de cumprir determinadas regras que talvez entendemos abrangerem apenas as grandes companhias.
Bons estudos!
Danilo Poleza Kolczycki
Prata DIVISÃO 3, Perito(a) Bom dia, Samuel!
Segue CPC 12, que trata sobre o Ajuste a Valor Presente (AVP)
http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/219_CPC_12.pdf
Segue, também o CPC 27, que traz o tratamento dos Ativo Imobilizado
http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/316_CPC_27_rev%2006.pdf
Abraços
Samuel
Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidadelink nao abriu
Danilo Poleza Kolczycki
Prata DIVISÃO 3, Perito(a) Realmente os links não abriram :/
Peço desculpas. Tentei colocar aqui, também, o link do site do CPC, mas também, por algum motivo, não deu certo.
Acho que a maneira mais fácil de ter acesso à esses pronunciamentos é digitar no Google CPC 12 e CPC 27, aí o primeiro resultado será do site do CPC, aí é só entrar nele e clicar em pronunciamento ;)
Espero ter ajudado, abraços
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.