x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.800

Entradas em frigorifico

Valdeir

Valdeir

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 09:34

Bom dia, estou fechando uma empresa do ramo de abate de bovinos (frigorifico), mas peguei a empresa com alguns lançamentos efetuados. Na empresa foi criada uma conta estoque, mas como se trata de abate de bovinos sei que não posso manter produto por muito tempo na empresa. A minha duvida é a seguinte, já que não posso ter (ou posso mas não sei) uma conta de estoque, qual seria a maneira correta de fazer o lançamento das NF's de entrada sem manda-las para o estoque?

Att,

Atenciosamente,

Valdeir dos Santos

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"
Pablo Picasso

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 10:49

Valdeir,

Em uma empresa de abate, as peças fragmentadas de um boi são sim considerados como Mercadorias para Revenda, portanto, estoque.

Já o boi vivo/inteiro poderia ser considerado uma matéria-prima ou estoques não processados.

Vale lembrar que se este frigorífico também opera na reprodução destes bovinos, estes animais relacionados a produção não são estoques e sim imobilizado, na linha de matrizes reprodutoras.

Espero ter ajudado.

Valdeir

Valdeir

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 10:58

Mauricio, só mais uma questão.

A empresa ela atua como prestadora de serviço no abate de bovinos. Ex: uma empresa que não tem condições de fazer o abate do gado manda ele para o frigorifico que faz o abate e devolve. no caso eu recebo a nota de entrada e faço uma nota de saída de prestação de serviço.
E a mesma atua também com comercialização própria de bovinos abatidos (que nesse caso gera estoque) .
No caso da prestação de serviço (que é a maior atuação da empresa), como que eu faria a contabilidade? posso mandar para o estoque?

Atenciosamente,

Valdeir dos Santos

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"
Pablo Picasso

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 11:53

Valdeir,

Agora pude compreender melhor seu questionamento.

Com relação apenas ao abate, imagino que vocês estejam recebendo a NF de entrada com CFOP de remessa para "industrialização" ou outra coisa parecida.

Portanto, quando há o recebimento dos bovinos para este fim devemos lembrar dos conceitos de posse e propriedade. Neste caso, sua empresa terá o direito de posso sobre estes animais, mas não o direito de propriedade, portanto não há o registro nos estoques próprios...mas sim da seguinte forma:

Debitar conta Estoques de Terceiros em Nosso Poder
Créditar conta (-)Estoques de Terceiros em Nosso Poder

Ambas tem o mesmo nome, sendo que uma é redutora. Esta prática é necessária para registar o direito de posso e e também a obrigação de devolver ou reembolsar o fornecedor/cliente.

Valdeir

Valdeir

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 12:06

Maurício Töller, agora eu consegui compreender...

Obrigado

Att,

Atenciosamente,

Valdeir dos Santos

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"
Pablo Picasso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.