x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.776

Ajuda inicial para fazer departamento contabil

Elaine Silva

Elaine Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 13:57

Olá boa tarde, pesquisei muito no fórum e ate na internet a procura de ajuda e não encontrei.
Bom estou trabalhando em um escritório de contabilidade, fazendo Departamento pessoal, entretanto são poucas empresas e o escritório esta um pouco bagunçado (coisas atrasadas, clientes insatisfeitos, e etc) então estou pensando em propor ao meu patrão (Contador) que eu faça os departamentos pessoal, caixa e contábil que estão parados, entretanto minha unica experiencia e na sala de aula.
Já faço o DP gostaria de ajuda pra saber quais as rotinas que terei que fazer nesses dois outros departamentos Caixa e Contábil.
e se possível explicações logicas do funcionamento desses departamentos, porque aqui na minha cidade pra aprender e só tentando mesmo, gostaria da ajuda de vocês colegas, para não apanhar muito nesse começo.
Grata

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 19:01

Acredito que uma forma de resumir o objetivo da contabilidade é informar o patrimônio da empresa em determinado período. Para isso você tem que respeitar os seus princípios e entender seu funcionamento. Por isso é muito importante a graduação de Ciências Contábeis e os conhecimentos práticos. O escritório em que você trabalha deve ter um contador responsável e talvez ele possa te ajudar a entender como ela funciona. Para realizar pesquisas sobre a contabilidade, você vai ter que pesquisar por temas mais específicos, até porque é difícil falar em um contexto tão aberto.
Indico à você comprar (ou pedir para seu escritório comprar para ti) um livro de Contabilidade Introdutória. Indico o Livro "Contabilidade Introdutória" da equipe de Professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, editora Atlas. Esse livro pode esclarecer muito sobre a lógica da contabilidade e dos lançamentos. Se você tiver dúvidas, pode aproveitar este portal para solucioná-las.


Espero ter ajudado!
Abraços!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 07:03

Bom dia Elaine.

Muito nobre de sua parte e te dou os parabens pela iniciativa.


Vejamos o contabil funciona nos escritórios como " a cola" das informações dos outros departamentos do escritório(fiscal, pessoal, legal) e do financeiro das empresas. Por incrivel que pareça muita empresa nem tem ideia que tem um financeiro pois acham que é so mandar as Nfs para o escritório para fazer as guias e/ou livros e os pontos dos empregados, mas não todo pagamento e recebimento deles pelo menos na teoria deveriam vir para o escritório.

Vamos pegar uma parte que você entende... você não gera a folha, GFip e GRF?

Então essas informações, junto com a provisão de férias e 13º vão para a contabilidade que mensalmente provisiona e paga (com a informação do financeiro da empresa) estas folhas e guias.

Veja com seu patrão primeiramente se ele possui sistema de folha/contabilidade/fiscal integrados.

Tem que se ver direitinho como estão estas configurações de integração e se estiver tudo ok elas vão para a contabilidade.

E o mais importante: estude sempre!

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Elaine Silva

Elaine Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 09:40

Então colegas.
Marcos Jory ainda não me formei pois faltam 3 disciplinas para pegar meu diploma, mas sim fiz 4 anos de ciências contábeis ainda não tirei o CRC farei a prova agora em setembro pois devo terminar o curso somente em dezembro.
Até o momento a área em que atuei (DP) fugiu muito ao que aprendi na faculdade, por esse motivo antes de me jogar em outras áreas estou buscando ajuda, pois sei que não devo de forma nenhuma me arriscar com os clientes.
Paulo Henrique essa é a grande questão temos os sistemas mas o fiscal e feito mensalmente mas a responsável pelo departamento não faz os lançamentos no sistema, até tenho duvidas quanto a isso pois não seria necessário lançar as entradas e saídas no sistema?
Por isso disse que as coisas aqui estão um pouco bagunçadas, caixa e contábil não são feitos a um bom tempo pelo que observei, creio que para chegar a fazer a parte contábil antes terei que atualizar todo o departamento de caixa e solicitar a atualização do departamento fiscal, me corrija por favor se eu estiver errada.
Para mim parece que essas duvidas são bobas mas não quero me arriscar a pegar para fazer algo que eu não de conta e na minha pouca experiencia prática isso vai levar tempo e muito trabalho.
Agradeço a ajuda!

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 09:47

Bom dia Elaine.


A função do Fiscal/pessoal e legal é lançar dentro da esfera deles ou seja: o fiscal lança as notas no sistema dele, o DP as folhas no sistema dele o legal gera a documentação (geralmente eles não tem sistema).

Você tem que pegar estas informações e importa-las para o contabil.

Citando seu comentário: "mas o fiscal e feito mensalmente mas a responsável pelo departamento não faz os lançamentos no sistema..."


Como assim? Se ele não lança as entradas/saídas ele não esta fazendo o trabalho dele.

Agora se você ver que a coisa ai esta muito bagunçada o ideal é você conversar com seu chefe para você não entrar em "uma fria".

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Elaine Silva

Elaine Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 10:01

Então Paulo Henrique não me expressei corretamente.
O responsável pelo fiscal basicamente gera o simples, que e o regime da maioria das nossas empresas somente lança essas notas dentro do govdigital e gera esse simples o sistema interno do escritório no nosso caso o SR é que não tem sido "alimentado".
Essa é minha duvida mesmo fazendo no Govdigital não deveria tbm ser lançado no sistema interno para importação no contábil?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 11:06

Nessas horas eu me pergunto como um escritório ainda está ativo e como pagamos por maus profissionais.

Elaine Silva, vejo você empenhada, sinceramente, você tem duas alternativas:

1 - Abandonar o barco e partir para uma empresa que respeite seu interesse na área;

2 - Continuar e saber que o trabalho é muito árduo para colocar a 'casa em ordem'.

Sobre seu questionamento, é de extrema importância a alimentação no programa interno para a importação contábil, sendo que como o Paulo argumentou, o programa bem estruturado, bem e corretamente 'alimentado' facilitará e muito sua vida.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 12:16


oi, permita-me sugerir a leitura do livro abaixo, nele vc vai encontrar uma série de instruções muito práticas aplicáveis dia-a-dia num escritório de contabilidade:

título: assistente de contabilidade
autor: jose antonio de mattos castiglioni

uma ótima tarde a todos vocês!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.