x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.751

Demostração de Fluxo de Caixa

CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 14:19

Prezados

Preciso preencher uma demonstração de fluxo de caixa, porém eu não sei quais as informações necessárias que devem ser inserida na demostração, alguém pode me ajudar. Desde já muito obrigado.

Carvalho
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 14:44

Jailton,

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.

Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a DFC é uma demonstração dinâmica e deve ser incluída no balanço patrimonial.

A DFC passou a ser de apresentação obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.

A Deliberação CVM 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03, que trata da Demonstração do Fluxo de Caixa.

Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a DFC também é de elaboração obrigatória, conforme item 3.17 (e) da NBC TG 1000. Portanto, independentemente do tipo societário adotado, as entidades devem apresentar o referido demonstrativo, pelo menos anualmente, por ocasião da elaboração das demonstrações financeiras (“balanço”).

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE FLUXO DE CAIXA

Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

I - Atividades Operacionais;

II - Atividades de Investimento;

III - Atividades de Financiamento.

As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

Fonte: clique aqui

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 7 junho 2015 | 17:07

Boa tarde!

Prezados

Ainda tenho algumas dúvidas, com relação ao DFC, qual método vou usar direto ou indireto.

I Atividades Operacionais;

II - Atividades de Investimento;

III - Atividades de Financiamento.

Quais as contas utilizarei dentro de cada grupo citado acima, como sei se está correto. Desculpa pela insistência é que tenho que fazer alguns e preciso ter bastante noção.

Obrigado pela ajuda de todos.

Carvalho
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 08:41

Jailton,

Quais as contas utilizarei dentro de cada grupo citado acima, como sei se está correto. Desculpa pela insistência é que tenho que fazer alguns e preciso ter bastante noção.


O colega Kaik já explicou sua dúvida, veja bem a resposta dele.

Resumindo o que ele escreveu:

Atividades Operacionais = Capital circulante líquido da empresa.

Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível

Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.