x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 18.275

Perda no processo de produção

Fábio Santos do Nascimento

Fábio Santos do Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 15:01

Olá pessoal!

Sou analista contábil e presto serviços para uma cooperativa de palmito no baixo sul da Bahia, estou analisando o custo e tenho dúvidas quanto as perdas no processo produtivo. O palmito In Natura é descascado e envasado ou seja é posto dentro de potes de vidros e tampados, após o envasamento ele vai para o cozimento, neste processo de cozimento há algumas perdas, o palmito é cozido dentro do pote já fechado faltando apenas ser rotulado digamos que o produto está semi-acabado.
Neste caso devemos calcular o valor da perda e classificar como despesa ou devemos calcular o valor desta perda e alocar no custos dos produtos bons?
Fico aguardando a contribuição, quem tiver algum conteúdo que possa me ajudar por favor, envie!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 17:35

Boa tarde Fábio, tudo bem?

Perdas no processo produtivo devem ser alocadas em uma conta de Outros Custos, na linha de CPV.

Desperdícios não devem ser absorvidos pelos itens em estoque.

Maiores detalhes consulte o CPC 16.

Abraço.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 13:07

Fábio,

Exato, esta despesa compõe o CPV, mas não é um custo de produção.

Observando o Custo de Produtos Vendidos na linha de DRE, podemos compor da seguinte forma:

- Custos de aquisição: preço de compra líquido de impostos recuperáveis, custo de fretes, seguros e manuseios.
- Custos de transformação (produção): mão de obra direta, custo de matéria-prima, custos absorvidos de energia elétrica, depreciação e demais despesas relacionadas ao processo produtivo:
- Outros custos: desperdício de materiais, gastos de armazenamento, despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque às suas condições atuais, despesas comerciais, ajustes de inventário, etc.

Fonte: CPC 16 Estoques

Att.,

Maurício

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.