x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 769

Consolidação das demonstrações contábeis.

João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 11:11

Bom dia pessoal,

Estou com dúvidas a respeito de Consolidação de balanço que não encontro em nenhum lugar alguma resposta ou dica que me ajude a solucionar o problema. Já li a NBC T 8 – DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS e nenhuma luz para me ajudar.

Irei tentar descrever da forma mais simples possível. Vamos lá:

A empresa Holding S.A. detêm 99% do capital da empresa Controlada - A, a empresa Controlada - A por sua vez detêm 60% do capital da empresa Controlada - B.

Holding S.A. ---(99%)---> Controlada - A ---(60%)---> Controlada - B

A minha dúvida é com relação a consolidação destes balanços, pois a Controlada - A irá elaborar as suas demonstrações consolidadas com a Controlada - B. Por sua vez, quando a Holding S.A. for elaborar seu balanço consolidado deverá utilizar o balanço individual ou o balanço consolidado da Controlada - A ?

Obs.: Está não é uma questão de exercício acadêmico.

Espero que deixei bem claro minha dúvida.

Obrigado desde já.

Atenciosamente,
João Paulo G. Nascimento.

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 13:17

Boa tarde João Paulo, tudo bem?

Sua pergunta terá todas as respostas na CFC - NBC TG 36 (R2) ou CPC 36, que é a versão mais recente e atualizada já convergente com as normais internacionais de contailidade.

Mas a sua linha de raciocínio está correta no meu entendimento. Ao realizar as consolidações, deverás efetuar em cascata, mas de baixo para cima.

Não esquecendo de realizar as eliminações pertinentes:

- Investimentos
- Equivalência patrimonial
- Saldos de ativo e passivo entre as partes
- Saldos não realizados em operações upstream e downstream

Além do mais, para seu balanço consolidado fechar deverá atentar para a parcela de saldo atribuível aos acionistas não controladores.

Espero ter te auxiliado.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.