x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.562

plano de contas

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 11:49

Ola pessoal

No plano de contas referencial a conta que encontrei para clientes esta no longo prazo, gostaria de saber se é esta conta mesmo sendo que os clientes que eu tenho cadastro estão no ativo no circulante.


uma outra duvida é sobre a conta de fornecedores tem assim operações com parte relacionada e não relacionada o que quer dizer ?


se alguém puder me ajudar , desde já agradeço.


Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 15:03

Lara, não consegui entender muito bem sua dúvida, se puder explicar de forma mais detalhada seria bom.

Pelo que entendi, você quer saber se você pode usar a Conta de Cientes no Curto Prazo, pois só achou a conta no Longo Prazo.
Se a pergunta for essa, a Resposta é sim. Existe a conta de clientes de curto e de longo Prazo. A de curto prazo é para as obrigações que vencerão até o término do próximo exercício da empresa, conforme a NBC T3.3 provada pela Resolução CFC 686/90:

Exigível a Longo prazo
São as obrigações conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos ou esperados, situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 15:07

Oi danilo , então o que acontece é seguinte o meu plano de contas clientes esta o curto prazo mas o plano de contas referencial da ecd e da ecf clientes esta no longo prazo, gostaria de saber se todos estão usando esta conta ou uma outra conta pelo fato de o plano de contas referencial ser um pra todo mundo.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 15:11

Entendi, Lara
Eu não fiz essas declarações, então não sei como as pessoas estão procedendo.

Espero que algum colega possa te ajudar.

Abraços!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
ANTONIO ABREU

Antonio Abreu

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 12:16

Boa Tarde Lara,


Acredito que a conta que você procura seja essa: 1.01.02.02.01
Duplicatas a Receber - Operações com Partes Não Relacionadas - no País => Contas que registram os valores a receber de clientes no país, não relacionados com a declarante conforme conceito definido no CPC 05, mesmo que haja imediata intenção de venda os títulos. Os recebíveis que foram negociados em processos de securitização, ou assemelhando, devem ser registrados na conta Direitos Creditórios Cedidos(1.01.02.09.20), enquanto não baixados. Já a Securitizada a deve registrar os recebíveis em Direitos Creditórios a Receber(1.01.02.09.25)

Fonte: Página 786 do Manual de Orientação do Leiaute da ECF
Atualização: Março de 2015

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.