x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.749

Venda Bem do Ativo Imobilizado (Veículo)

EDUARDO HEMIELEWSKI

Eduardo Hemielewski

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 15:52

Olá, pessoal!

Preciso de uma ajuda.

A empresa adquiriu um veículo no valor de R$ 21.734,12 (com desconto oferecido para empresa).

Alguns meses após a aquisição, ocorreu um sinistro com o veículo que teve perda total dada pela seguradora.

Como a seguradora segue como tabela de pagamento a FIPE, foi pago um valor de R$ 23.566,00 (no caso valor maior do comprado).

Sei que vou ter que pagar um DARF como ganho de capital.

Porém, preciso fazer uma apreciação (valorizar) deste bem. Como ficaria o lançamento perante a contabilidade?

Desde já, agradeço.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 17:28

Eduardo

Na contabilidade, as operações de sinistro do imobilizado e da indenização serão tratadas de forma separada, não havendo, pelo menos contabilmente falando, nada que se falar em apreciação.

Os lançamentos ficariam assim

Compra do veículo

D - Veiculos(imobilizado)
C - Disponível(AC) ou Contas a Pagar(PC)
R$ 21.734,12

Ocorrência do Sinistro

D - Perdas por Sinistro(CR)
C - Veiculos(imobilizado)
R$ 21.734,12

Indenização

D - Disponível(AC)
C - Indenizações por Sinistro de Veículo
R$ 23.566,00



Como pode ver, as operações são tratadas de forma independente, não havendo a necessidade de valorizar o imobilizado para se fazer o sinistro

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 23:25

Rodrigo, seu comentário me trouxe uma dúvida.
Não há indicio de alguma Receita nesse caso?

Você está tirando 21 mil do ativo e posteriormente está acrescentando 23 mil. O ativo está crescendo em um valor perto de 2 mil. Como deve ser tratado esse valor? Deve ser reconhecido na DRE, e de alguma forma tributado?

Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 12:37

boa tarde a todos!

No meu ver, não há o que se falar em "ganho de capital", pois as operações são distintas. O Sinistro do bem, se deu pelo seu valor histórico (mas devia ter a depreciação) o que não ocorreu ou não foi noticiado pelo colega, pelo mesmo valo contabilizado.

Esse FATO CONTÁBIL se encerrou.

O reembolso do sinistro é OUTRO fato contábil, onde apenas será contabilizada a entrada do numerário no caixa/bancos, que deverá servir para a aquisição de outro veículo.

Esse é o meu ponto de vista.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 20:03

Danilo

Sim, há receita neste caso

Peço desculpas por não ter assinalado, mas a conta Indenizações por Sinistro de Veículo é uma conta de resultado e entra como receita, portanto entra na base de calculo do lucro real

No caso do lucro presumido, será acrescida na base de calculo de IR e CSLL a diferença (caso haja ganho por parte da empresa) entre o valor da indenização e o valor do bem indenizado.



Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 21:41

Entendi, Rodrigo. Faz sentido mesmo haver uma Receita, pois o valor do ativo está crescendo, e isso tem que ter uma origem.

Obrigado pela ajuda!

Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.