x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 869

Livros Contábeis

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 17:35

Boa Tarde!

Estou com um problema, um cliente contratou meu serviço pois estava descontente com a antiga contabilidade, fizemos todos os tramites para a transferência, porem quando fomos retirar os documentos me avisaram que os documentos do Departamento Contábil não estavam prontos, retirei a documentação e solicitei para me avisarem quando o restante da documentação estivesse pronta, passado mais de 1 mês enviei alguns e-mail solicitando os documentos e me deram a seguinte resposta "Solicitamos as despesas para o cliente e ainda não recebemos, estamos no aguardo dele".
Bem o que eu entendi dessa resposta foi que nunca foi feito a Contabilidade da empresa e só agora estão pedindo as despesas para lançar e imprimir os livros. A empresa é optante pelo Simples Nacional e foi aberta em 2011, no meu entendimento ela tem que ter o livro diário de todos os anos e eles teriam que ter me enviado o balanço patrimonial encerrado também.
Bem para agravar mais a situação o antigo contador me enviou uma mensagem no meu facebook particular me ameaçando.
Gostaria de uma orientação qual a melhor atitude a tomar nesse caso, não gostaria de ter que fazer alguma denuncia ao CRC ou algo do tipo, mas se não tiver outra opção vou ter que partir para esse caminho.
Alguém poderia me orientar qual a melhor atitude a tomar?

Obrigada!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 13:05

Boa tarde Mayara!

Fiquei preocupado com "AMEAÇA".. voce tem como provar isso? Pois se tiver prova redundante, tem que denunciar esse cara para a polícia e para o CRC, pois gente assim tem que ser BANIDA de nossa classe.

Quanto aos Livros, faça um documento com o seu cliente de que você não poderá ser responsabilizada por eventual autuação por esse motivo e comece do ZERO a contabilidade dele e siga em frente.


Boa sorte e se cuide.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 13:44

Mayara, concordo totalmente com Eduardo. A melhor maneira de lidar com a situação é denunciando esse mal profissional.
Você não tem que arcar com os problemas de outros profissionais.

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 15:02

Bom dia Eduardo.

Então minha duvida é essa, como começar do zero? A empresa foi aberta em 2011, fizeram a DEFIS dela zerada, então também não posso usar, se eu começar a lançar tudo agora sem saldos anteriores poderá dar algum problema pro meu cliente caso ele sofra alguma fiscalização?

Então a ameaça foi através de uma no inbox do facebook, ele já havia me ameaçado antes pessoalmente a 2 ano atras quando um outro cliente me procurou para trocar de contabilidade e tive problemas parecidos com as documentações. Não queria ter que fazer denuncia no CRC, só quero me precaver, pois se ele continuar assim não terei outra opção.

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 15:17

Mayara Christy Rogatti,

Comece do zero mesmo!

Sim, poderá dar problemas mas não pra você pois existe um termo de transferência do CRCSP e o problema ira pra antiga contabilidade.


Obs.: é raríssimo dar fiscalização

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.