x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 30.912

Participação minoritária e participações de não controladore

GUILHERME MACHADO HENRIQUE

Guilherme Machado Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 10:34

Prezados, bom dia

Estou com essa dúvida a um bom tempo estou tentando sanar esta dúvida através de livros e normas, porém ainda não tirei as conclusões referente as participações minoritárias e as participações de não controladores.

A dúvida é a seguinte: as participações minoritárias aprendi que a controladora precisa colocar no Balanço Patrimonial no Passivo, com isso já acreditava que essa participação é capital de terceiros. Me deparei em um exercício que no Balanço de uma empresa possui as participações de não controladores que estava junto ao patrimônio Liquido da empresa, coisa que nunca tinha visto ninguém falar, mesmo assim deduzi que minoritárias e não controladores são a mesma coisa. Está já é uma dúvida? E outra situação é referente a que tipo de capital são: terceiros ou próprio?

Como é minha primeira pergunta estou me adaptando, se caso não fui claro refaço a pergunta.

Desde já agradeço muito.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 10:49

Bom dia Guilherne, tudo bem?

a) Participação de minoritários e participação de acionistas não controladores é a mesma coisa.

Esta conta deve aparecer apenas nas demonstrações contábeis consolidadas, e faz parte do Patrimônio Líquido, mas deve ser apresentado separadamente conforme exemplo abaixo::

1 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

1.1 Capital Social
1.2 Reservas de Capital
1.3 Reserva de Lucros
1.4 Ajuste de Avaliação Patrimonial
(=) TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO DO CONTROLADOR
1.5 Parcela dos acionistas não controladores
(=) TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

b) Na estrutura de capital, entendo que deva ser classificado como capital próprio.

c) Evite textos formatados em demasia (negrito/itálico/etc)

Abraço!

GUILHERME MACHADO HENRIQUE

Guilherme Machado Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 11:08

Mauricio Toller,

muito obrigado pela resposta desta forma já consigo ver bem a situação em relação minha pergunta. Tanto estava com dúvida que no mesmo caso para calcular o WACC penei devido no exercício ter dividendos a pagar no passivo claro sei que é, porém dizendo que era único capital de terceiro que a empresa tinha mas dividendos também não é capital próprio? Neste assunto entrou até partes relacionadas que também não estou vendo na faculdade acho que deveria ter visto até pelas matérias que já tive, mas em fim se você puder me ajudar nesta outra dúvida fico agradecido.

Abraços

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 11:21

O dividendo é parte da remuneração do capital recebido, assim como o juros sobre o capital próprio. Creio que não deva fazer parte do cálculo do WACC, visto que ele é fruto do capital que está alocado ao PL, mas isto varia de empresa para empresa.

Há empresas que consideram o capital de terceiros apenas passivos com instituições financeiras. Outras cosideram fornecedores, etc.

WACC é uma métrica interna não contábil, igual ao EBTDA, isto é, existe um padrão, mas as empresas "modelam" conforme o mercado em que estão inseridos, etc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.