x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 10.130

Taxa, aluguel da administradora de cartão

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 11:52

Eu acredito ser um Despesa com Vendas. Despesa Financeira seria a taxa cobrada pelas empresas administradoras dos cartões para adiantar o pagamento (Desconto Comercial).

Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 14:37

Prezados

Na minha opinião, no caso das taxas, tratam-se de tarifa bancária, portanto despesa financeira.

Os aluguéis seriam despesas com aluguel de equipamentos

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Anderson Ávila Vasconcelos

Anderson Ávila Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 15:11

Meus caros, obrigado por tentarem me esclarecer, mas e então, alguém pode me ajudar com forma concreta com base em alguma legislação, ou não existe algo do tipo, dependendo assim totalmente de quem está analisando. Agradeço a compreensão de todos.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 16:12

Boa tarde Anderson, tudo bem?

Algumas questões na contabilidade estão bem especificadas na legislação, outras nem tanto. Também não encontrei exatamente o que você procura, por isto muitas vezes o julgamento profissional é importante, sem esquecer de levar em conta a essência da operação.

No seu caso, na minha opinião, tanto o aluguel do PDV como as comissões cobradas pela operadora de cartão de crédito devem ser classificadas na conta de Despesas com Vendas, pois esta despesa foi necessária para entregar o bem ou concretizar a venda. Qual é o fato gerador da despesa com comissão de cartão? A venda, portanto, despesa com venda.

Eu reservo o resultado financeiro para o registro de despesas e receitas que estejam atreladas à gestão de caixa da entidade, seja ele próprio ou de terceiros.

Agora, se você estiver fazendo uma antecipação de recebíveis aí sim eu enquadraria no resultado financeiro, e não como despesa com venda. porque o fato gerador neste momento nada tem a ver co ma venda e sim com uma questão de gerenciamento de caixa, etc.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 16:20

Maurício

Creio que para a dúvida do colega Anderson, ambos raciocínios estão corretos e poderiam ser aplicados.

Porém, apenas uma questão para enriquecer o debate.

Se eu levar ao pé da letra o seu raciocínio, deveria considerar os juros sobre compra de mercadorias no estoque, uma vez que o fato gerador do juro foi uma compra para estoque?

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 16:31

Se eu levar ao pé da letra o seu raciocínio, deveria considerar os juros sobre compra de mercadorias no estoque, uma vez que o fato gerador do juro foi uma compra para estoque?


Rodrigo,

Existem duas situações.

Se o juros pago no parcelamento de compra de mercadorias juntamente ao fornecedor estiver compondo a NF de compra, então o "juros" embutido deverá sim ser registrado no custo de aquisição dos estoques.

Posteriormente deverá submeter os estoques a uma mensuração subsequente a fim de expurgar os efeitos do tempo no dinheiro através do AVP - Ajuste a Valor Presente.

A outra situação é o juros por atraso no pagamento da fatura do fornecedor, neste caso, resultado financeiro.

Então, respondendo sua pergunta... sim, deverá considerar o juros "embutido" no custo de aquisição.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 17:32

oi, também entendo que deve fazer parte do subgrupo "despesas c/ vendas" (ou "despesas comerciais ou mercantis) todavia tenho lido em outros tópicos onde colegas tem sustentado que o subgrupo correto é o das "despesas financeiras";

boa noite a todos e que tenham uma ótima semana!

:-)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.