x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 14.252

Imobilizado - Terrenos / Edifícios

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 1 junho 2015 | 18:36

Boa noite, nobres colegas!

Tenho as seguintes duvidas:

1°) Uma empresa compra um terreno por R$100.000,00, e constrói um prédio no valor de R$250.000,00.

Devo deixar esses valores em aberto ou devo somar o valor do terreno ao valor do prédio?

2°) Quando um empresa compra um prédio o terreno já esta incluso, registro o valor total como Edifícios ou tenho que separar o valor do terreno e do edifício?

Agradeço a ajuda.

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 18:54

Mauricio Toller, boa noite!

Agradeço por sua resposta.

A empresa que trabalho comprou um prédio, como devo proceder para desmembrar terreno do prédio, pois não tenho essa informação no contrato de compra e venda?

Obrigado!

Carlos Justino Roberto

Carlos Justino Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 08:28

Bom dia,

Thiago, aconselho conseguir laudos de corretores que determinem qual seria o valor de mercado dessa construção e o valor do terreno baseado na região o prédio está situado.

No mínimo sugiro acompanhar o valor que a prefeitura determina a cada zona municipal baseado em seu carne de IPTU.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 08:54

Thiago Capatto,

Acho estranho ser possível comprar um prédio sem haver citação do terreno, mesmo que o contrato de compra e venda seja omisso procure as matrículas do imóvel e do terreno na sua prefeitura para maiores informações.

Se realmente não existir esta informação, a ideia do colega Carlos Justino Roberto é valida, desde que a avaliação não ultrapasse o valor total da compra, pois os bens do ativo imobilizado devem estar registrados pelo valor de aquisição e não a valor de mercado, a menos que este último seja menor.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.