Fábio
Prata DIVISÃO 1, Contador(a) Boa tarde amigos do fórum, minha dúvida é a seguinte.
Um empresa prestadora de serviços de exames laboratoriais emitiu, por exemplo, uma NF com os seguintes valores:
Valor Bruto dos serviços: R$ 23.030,53
Recebimento: Banco
IRRF: R$ 345,46
PIS: R$ 149,70
COFINS: R$ 690,90
CSLL: R$ 230,31
ISS: R$ 690,92
Adiantamentos hospitalares: R$ 221,00
Valor Líquido da NF: R$ 20.702,22
A dúvida é confusa, mas vamos debater conforme os senhores precisarem de mais informações.
-Como devem ser contabilizadas as retenções?
-Meu sistema tem feito as compensações corretamente do PIS e da COFINS (mensais) e do IRPJ e da CSLL (trimestrais). Ao final do ano no fechamento os saldos a compensar devem aparecer no BP? Existe algum lançamento a ser feito no fechamento anual, pois meu sistema tem apresentado o saldo remanescente dos tributos sem a dedução dos valores retidos nos recebimentos durante o ano.
Em suma, desejo virar efetivamente o exercício em 31/12 com o valor do tributo a pagar somente pelo valor remanescente em 12/2014, mas o sistema está apresentando o valor total do ano, sem os respectivos "descontos" dos impostos a compensar recolhidos pelos tomadores,assim, por exemplo, o saldo apresentado por "CSLL a recolher" está sendo somado aos valores a compensar e não subtraído, de modo que em 31/12/2014 o saldo desta conta está no exato valor dos totais retidos durante o ano, ou seja, do valor a compensar, acredito que há algo errado, mas não consigo visualizar.
Desde, agradeço a todos.