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CONTABILIDADE

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Contabilização de estoque

Rosileine de Abreu Oliveira

Rosileine de Abreu Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 10:33

Bom dia. Estou fazendo o contábil de uma empresa que antes era comercio e serviço, porem encerrou as atividades de comercio em 2013. Seu estoque veio alto de outra contabilidade, e agora não sei o que fazer com ele, pois pelo inventário de 2012 o valor que passou pra 2013 é pequeno. Como é material de informática posso colocar como perda? Isso me traria algum problema futuro?

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Domingo | 7 junho 2015 | 21:45

Rosileine,

quando do encerramento das atividades de comercio acho que deveria ter sido dado atenção para a baixa deste estoque emitindo notas para baixar e pagando os impostos devidos, na minha opinião voce deveria imprimir uma nota fiscal avulsa recolher os impostos devidos para dar a devida baixa no estoque.

se voce optar pela baixa como perda, sugiro que você contrate um profissional da area de informatica e que o mesmo te dê um laudo técnico que estas mercadorias não tem mais utilidade e com a nota fiscal de prestação de serviço dele, com isto em mãos voce tera suporte para a baixa.

agora sobre problemas futuros você sabe, se as operações estivem ocorridos com as notas fiscais devidas e os valores fossem recolhidos, ai sim voce não teria problemas futuros .

Espero ter ajudado

Gilmar J. Mendes

Gilmar Jesus Mendes
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 07:22

Bom dia Rosilene.


Não sei se é o caso da empresa em questão mas pelo que parce ela prestava serviço de manutenção e vendia equipamentos de informatica.

Deve haver um cuidado especial nisso pois o correto é que os equipamentos que fossem comprados para a manutenção fossem classificados como "compra de material de uso e consumo" e os para venda "mercadorias adquiridas de terceiro", pois dependendo do tipo de item (isso deve ser avaliado) pode haver ou ST ou dif. de aliquota do ICMS.

Muita das vezes compra-se como mercadoria para revenda mas no decorrer do exercicio usa-se esse material para a manutenção de euipamentos ou até mesmo reposição de maquinas da propria empresa.

O correto seria baixar estes itens com NFs internas mesmos (tran sferencia de um estoque para outro- mercadorias p/ revenda - estoque de manutenção).

Veja com o cliente se ele pode lhe passar esta informação se houve isso mesmo.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
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