x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 5.474

Lançamento após encerramento de Balanço

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 14:20

Boa tarde!

Queria pedir ajuda dos amigos para tentar matar uma situação falha e preocupante cometido por um colega e que só foi identificado hoje.

Uma empresa cliente contraiu um empréstimo no dia 22/12/2014 no valor de 300.000,00, entretanto tal valor não foi lançado pelo financeiro e nem pela contabilidade da época, porque segundo a analista responsável, estavam com uma dificuldade em conseguir o contrato onde se especificava as cláusulas existentes, valor de parcelas e juros, etc.

Pois bem, era uma conta bancária com pouquíssima movimentação e ficou sem conciliação desde então. Somente hoje, quase 7 meses após a realização do empréstimo, a instituição financeira disponibilizou o documento. Acontece que o Balanço de 2014 já foi encerrado e sem o registro do valor de 300 mil e, agora eu terei que incluir esse valor do empréstimo no meu passivo (Empréstimos a pagar), além de conciliar todos os quase 7 meses (Dezembro até hoje), lançando todas as parcelas de baixas..

Queria fazer isso sem ter que mexer nos valores de 2014. Pois o balanço já foi ENCERRADO! Tem como??


Obs: A primeira parcela venceu e foi descontada em janeiro/2015 através de débito em conta, porém não foi lançado porque não se sabia ao certo qual o valor do principal e dos juros e também não tinha na contabilidade saldo na conta de empréstimos, para efetuar a baixa desse débito.

Assumir a contabilidade há dois meses e somente hoje vir saber dessa BOMBA!!

Agradeço desde já.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 14:51

Jonathan

Você está correto, se o balanço já foi encerrado, não pode mais efetuar qualquer alteração. Faça a apropriação do empréstimo em 02 de janeiro mencionando no histórico que refere-se a 22/12/2014 e proceda os demais lançamentos mensais.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 15:26

Colegas,

O balanço foi encerrado, "ok, tudo bem, pois bem", mas seria interessante avaliar: qual o entrave de se reabrir e ajustar no período correto?

É do ponto de vista sistêmico? Pois se é só isso, acredito que o teu sistema de contabilidade tenha a opção de desfazer esta operação.

Já foram enviadas as declarações pertinentes ao exercício de 2014? SPED? ECF? Etc?

Jonathan, avalia se estes R$ 300 mil são relevantes a ponto de mudar a opinião do usuário da informação na data de 31/12/2014.

Se é uma empresa que tem um ativo total de R$ 1 milhão ou pouco mais, então meu caro, ajusta em 2014, pois só aí tem um erro material de 30%.

Agora, se essa empresa tem um ativo de muitos milhões, de repente não é tão relevante. Entende?

Avalia com carinho. Se for relevante e não for possível reabrir o perído por "x" motivos, então lança em 2015, mas lembre-se que você tem parcela de despesa que deveria ter sido lançada em 2014 e não foi. E isto reduziria a base de IRPJ por exemplo. Esta parcela imputável de 2014 não poderá ser dedutível no exercício de 2015.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 15:39

Clovis e Maurício, muito grato pelos esclarecimentos.

Maurício, sua explanação foi muito boa... A empresa apresenta um ativo na casa dos 11 milhões, então, caso eu opte por não mexer em 2014 e lançar em 2015 terei aí um erro de cerca de 3%, acho que não teria tanta relevância, ou estou enganado?

No entanto, irei sim analisar isso com mais calma e ver se realmente vale a pena reabrir o período para incluir os 300 mil do empréstimo, já que as declarações ainda não foram transmitidas.

Mais uma vez, Obrigado!

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 16:02

Jonathan ,

Já é um começo. Compara também com o PL, com o resultado do exercício, etc.

Você terá maior criticidade e julgamento profissional do que eu a distância.

Avalia custo x benefício.

Abraço!

Carlos Guerra

Carlos Guerra

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 16:14

Jonathan

Boa tarde,

Após os comentários acima, não vejo necessidade de alteração, o ajuste citado pelo colega Clóvis encaixa-se perfeitamente, porém este é um fato para levar junto ao seu cliente para conhecimento do mesmo.

Abs

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 16:44

Isso mesmo Maurício!

Caro Carlos, agradeço a ajuda. E já entrei em contato com o gerente financeiro e diretor geral da empresa, ambos já tinham conhecimento e estão cientes da situação.

Obrigado a todos!

Abraço.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.